Rio de Janeiro – A Coca-Cola se valeu de uma expressão antiga que cita dois produtos do portfólio para se posicionar contra a homofobia. Em latas de Coca-Cola, contendo Fanta, escreveu: “Essa Coca-Cola é Fanta- E daí?”. Foi uma ação restrita à sede no Rio, em Botafogo, mas que repercutiu muito. Dentro e fora da companhia. As demais unidades, como a de Fortaleza, lamentaram ter ficado de fora.
A lata marcou a celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado hoje. Os freezers dos 13 andares tinham as latinhas especiais. Em nota, a companhia afirmou ter criado a lata especial para reconhecer quem ignora rótulos, desafia os preconceitos e assume quem realmente é. “Essa Coca é orgulho. Essa Coca é Respeito. Essa Coca é Fanta”.
“Acreditamos que movimentos como este geram orgulho e ajudam a construir a nova cultura tão positiva que queremos”, afirmou Marina Peixoto, diretora de comunicação da Coca-Cola Brasil.
Os funcionários receberam um e-mail da empresa no qual afirma: “Assim como as sociedades se transformam as empresas também precisam se reinventar e acompanhar as mudanças.” Fala ainda da necessidade de “construir um presente mais inclusivo”.
Adorei!
Que consequente mensagem contra o preconceito. Muito diferente do proselitismo (leia-se àquelas cartilhas distribuídas em escolas).