Blog do Jocélio Leal

Ceará desenha solução inédita para a Previdência

Célio Fernando Bezerra, economista e presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos em Mercado de Capitais (Apimec-NE) (Foto: Deivyson Teixeira-23/01/2014-O POVO)

Fortaleza – O Estado do Ceará está desenhando uma solução inédita para a Previdência em um tripé: a produtividade ao longo dos anos; a gestão dos ativos maximizando a riqueza pública; e a capitalização de um fundo como instrumento de liquidez.

Trata-se da introdução em um processo do que a literatura considera ALM – asset – liability management ou simplesmente a gestão de ativos e passivos considerando as necessidades de caixa para atender ao Regime Próprio de Previdência Social.

Quem explica é Célio Fernando Bezerra Melo, economista, presidente da Apimec NE e integrante de um grupo técnico consultivo do secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior.

Sim, a solução é inédita no País. Segundo Célio, encontra respaldo nos anos 1970 na administração dos bancos, nos anos 1980 nas seguradoras e nos anos 1990 nos fundos de pensão privados. No Brasil, em 2001 começaram as discussões em entidades fechadas de Previdência Privada. Agora, vislumbra,  poderemos ter um inicio em um estado no Brasil.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *