Fortaleza –
O músico e advogado Ricardo Bacelar foi parceiro musical de Belchior e ao ler a biografia “Apenas um rapaz latino-americano” se deparou com um reparo a ser feito. E o fez. Mandou um comentário a respeito para o autor. 

Ao escritor Jotabê Medeiros ele corrigiu informação sobre a alegada musa inspiradora da música Vício Elegante, bem como a decisão de lançar a coletânea de composições de outros autores.

Ricardo, que também era tecladista da banda Hanói-Hanói, considerou totalmente demais e enviou o seguinte correio eletrônico:

“Caro Jotabê, Meu nome é Ricardo Bacelar. Li seu livro sobre o Belchior. Vou te passar uma informação. Quem sabe você poderá modificar em outra próxima edição.

Eu fiz a música Vício Elegante com o Belchior. Está correto. Entretanto, a idéia do projeto de gravar músicas de outras pessoas foi do Guti Carvalho.

Ele foi diretor artístico da Warner por muitos anos e produziu muitos discos do Bel. Bel, Guti e eu escolhemos o repertório e fizemos muita experimentação para encontrar as músicas.

Fiz muitos arranjos, toquei os teclados e fiz a direção musical.

Vício Elegante não foi composta para ninguém em especial. Fizemos essa música no estúdio, para colocar algo inédito.

Se um dia quiser saber mais detalhes sobre a gravação e como tudo foi feito, posso te relatar.

Cordial abraço,

Ricardo Bacelar

A resposta do autor 

“Grato, Ricardo

Vou certamente fazer alguns acréscimos e revisões na segunda edição, e sua informação é preciosa. Vamos arredondar!

Obrigado pela leitura. Eu não podia me esquivar de escrever uma história possível de um artista tão potente quanto Belchior.

Um grande abraço!

Jotabê”

Vício elegante

Nas página 139 e 140, no capítulo  Vício Elegante, o livro afirma, com base em depoimento de Vilédia Bezerra de Souza, ter sido ela a musa inspiradora da canção homônima do capítulo. Ademais, Vilédia declara ter sugerido que Belchior gravasse uma coletânea como intérprete. Mãe de uma filha com o artista, nascida em 1997, ela viveu com ele de 1990 a 2001.

Belchior em muro da avenida Rui Barbosa, em frente ao Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, pelo artista Wesley Rocha

LEIA MAIS

Uma carta inédita de Belchior

O analista amigo dele

A letra de Belchior

 

 

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles