Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda (Foto: Fábio Lima-O POVO)

Fortaleza – O Blog perguntou ao secretário de Acompanhamento Econômico, Mansueto Almeida, o que move a equipe econômica comandada por Henrique Meirelles, um grupo de técnicos de currículo respeitável. E Mansueto respondeu. Ele revelou como é a relação dentro do time da Fazenda.

A Coluna Vertical S/A deste domingo traz a resposta do secretário. O Blog aponta mais detalhes contados por Mansueto, um economista cearense graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

– Acho que o grupo é bem unido e quase todos nós já éramos amigos antes de chegar ao Ministério da Fazenda. Por exemplo, Eu e Marcos Mendes (chefe da assessoria econômica do ministro) e Ana Paula (secretaria do Tesouro) tínhamos um grupo de estudo sobre Lei de Responsabilidade Fiscal.

– Eu já conhecia o Fábio Kanzunck, professor da USP e secretário de politica econômica, e o João Manoel Pinho de Melo, assessor especial de politica microeconômica e professor do INSPER, de várias reuniões em São Paulo.

– E o secretário de Previdência, Marcelo Caetano, é meu colega do Ipea. Já conhecia Jorge Rachid, secretário da Receita Federal, de várias reuniões e o secretário executivo, Eduardo Guardia, nos conhecíamos de reuniões em São Paulo.

– Além de nos conhecermos, todos nós tínhamos vários amigos em comum e muito de nós fomos indicados ao ministro Meirelles por esses amigos em comuns que tínhamos entre nós e o ministro.

– De toda essa equipe, o único que conhecia e que já tinha trabalhado com o ministro Meirelles tinha sido o secretário de Política Econômica, Fábio Kanzunck.

– Todos os outros, eu inclusive, fomos indicados ao Meirelles que conversou com cada um de nós em separado e foi nos convidando.

– Não sabíamos quem estava sendo convidados e, para a nossa surpresa, no dia que chegamos no Ministério da Fazenda tivemos a grata surpresa de encontrar os demais. Mas nem todos entraram na mesma hora.

– Do grupo todo, Fábio Kanzunck entrou depois e João Manoel Pinho de Melo apenas em janeiro deste ano, porque estava no semestre passado dando aula em Harvard.

– Um outro que entrou depois e que não conhecíamos foi Marcello Estevão que veio do FMI e que é o nosso secretário de assuntos internacionais. E tem o procurado geral da Fazenda Nacional, Fabricio de Soller, que não conhecíamos e que já estava lá.

– Somos muito unidos e o ministro Meirelles sabe fazer boa divisão do trabalho e coordenar bem a equipe.

– De vez em quando todos nós almoçamos com o ministro e, a depender do assunto, cada um de nós acompanha o ministro em reuniões.

– Depois de mais de um ano trabalhando juntos, todos nós sabemos interagir muito bem e mesmo nos finais de semanas trocamos muito Whatsapp entre nós sobre diversos temas e matérias que lemos nos jornais. E em geral nos agrupamos para ir para reuniões.

– A depender do tema, eu vou junto com Marcos Mendes. Em outras ocasiões com Ana Paula e em outras com Rachid ou João Manoel Pinho de Melo. E todos nós secretários almoçamos junto na segunda feira para compartilhar agenda e falar sobre o que estamos fazendo.

– Em resumo, Meirelles montou um time que funciona muito bem porque há um profundo respeito mutuo entre nós e uma relação de amizade que nos faz trabalhar com muito gosto para avançar na agenda de reformas que todos nós acreditamos e, principalmente, que o ministro Meirelles concorda e por isso convidou todos nós.

– Meirelles é um excelente executivo. Não se abala com nada e sabe tomar decisão. Nos deixa discutir à vontade, mas quando não chegamos a uma conclusão, ele toma a decisão pesando todos os argumentos que no nosso debate passamos para ele.

– Ele é um homem que não foge do debate de temas difíceis e a experiência de décadas como executivo o permite a ter serenidade na tomada de decisão de temas bem difíceis.

-É uma pessoa calma no dia a dia e trabalha mais do que todos nós. Vai dormir tarde e acorda muito cedo e, algumas vezes, não para nem mesmo para almoçar.

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles