São Paulo – A inadimplência das empresas caiu 6,5% no Brasil em 2017, ante 2016. Quem aponta é levantamento feito pela Boa Vista SCPC.

O índice é obtido a partir de uma cesta de parâmetros de inadimplência empresarial: cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC.

Na comparação com o trimestre anterior, utilizando dados dessazonalizados, a queda foi de 4,3%. Comparando com o mesmo trimestre do ano anterior a queda foi de 10,1%.

Segundo a Boa Vista, após praticamente três anos de elevações, o fluxo de inadimplência das empresas a partir do 2º trimestre 2016 entrou em desaceleração devido ao movimento de restrição de crédito por parte dos concedentes.

A consequência foi a amenização dos fluxos de inadimplência na análise de longo prazo (acumulados em quatro trimestres).

Para os próximos trimestres espera-se a manutenção dos baixos níveis de inadimplência. A aposta é na retomada da atividade econômica, menor inflação e diminuição dos juros.

Esta conjunção deverá proporcionar um cenário mais favorável para o ambiente empresarial.

Tagged in:

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles