Fortaleza – A ONG Transparência Internacional deu nota máxima à Odebrecht e mais oito empresas brasileiras na transparência da divulgação de seus programas anticorrupção. A avaliação foi feita com as 100 maiores empresas e os 10 maiores bancos do Brasil. As nove cumpriram 100% das metas de divulgação de programas anticorrupção.

O estudo analisa as informações publicadas com base em três dimensões: programas anticorrupção, estrutura organizacional e divulgação de informações financeiras por país. Veja aqui

“Corrupção é como um tango. ´São necessárias duas pessoas para dançar. O setor privado é parte do problema”. O pensamento é da presidente da ONG, Delia Ferreira Rubio. Ela afirma ainda: “Em alguns países são exigidos pagamentos das empresas para que elas consigam contratos ou recebam benefícios. Em outras partes do mundo, são as empresas que oferecem suborno”. Sim, pois é.

Assista aqui

A avaliação da dimensão Divulgação de Programas Anticorrupção, na qual a Odebrecht festeja 100% de transparência, analisa se a empresa assumiu compromisso público de combater a corrupção em todas as suas formas e se divulga suas políticas para combater o problema.

A média de pontuação nesta categoria, dentre as 110 empresas analisadas, foi de 65%. No índice geral, de zero a 10,  a nota da Odebrecht foi 7,5.  O Grupo ficou no 29º lugar do ranking e com uma pontuação acima da média total, de 5,7 pontos – um resultado geral muito ruim, portanto.

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles