O CEO do Waze, Noam Bardin, participou do anúncio esta manhã, em São Paulo (Foto: Jocélio Leal)

São Paulo – Começou a operar hoje (21) no Brasil o aplicativo de carona do Waze, o Waze Carpool. O app oferece aos usuários a possibilidade de pedirem ou oferecerem caronas para trajetos similares. 

Desde março do ano passado havia já havia sido anunciado pelo Google, dono do aplicativo.

O posicionamento do aplicativo é o de facilitar a mobilidade urbana, ao estimular o compartilhamento de automóveis.

O CEO do Waze, Noam Bardin, participou do anúncio esta manhã, em São Paulo.

Quem pega a carona pelo aplicativo paga uma taxa a título de ajudar nas despesas com combustível. Não há movimentação em espécie. O pagamento é feito por meio de um cartão de crédito cadastrado. Entre R$ 4 e R$ 25. 

O Blog questionou o aspecto segurança, sobretudo depois dos casos de estupros cometidos por um motorista do aplicativo 99POP em Fortaleza, revelados pelo O POVO, em reportagens dos repórteres Carlos Mazza e Jáder Santana.

O diretor do Waze Carpool no Brasil, Douglas Tokuno, respondeu que as pessoas podem filtrar por colegas que trabalhem na mesma empresa ou buscar apenas mulheres, por exemplo. A opção pelo uso por pessoas que trabalham na mesa empresa é uma opção bastante recomendada pelo Waze Carpool.

O aplicativo oferece também a avaliação, como nos carros da 99POP e Uber. Os usuários podem dar notas ao outro usuário. 

Em se tratando de Fortaleza, o recurso passará por um teste de fogo. Os crimes ocorridos com o falso motorista deixaram um aparente trauma na cidade. Algo a ser trabalhado por quem está no ramo.

Tagged in:
,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles