Paris – A estreia mundial do novo BMW Série 3 acontece nesta terça-feira (2) no Salão do Automóvel de Paris. Você que o espera, contenha a ansiedade. O lançamento no mercado mundial será dia 9 de março de 2019. A nova geração do sedã será produzida na fábrica da BMW em Munique, na Alemanha; na fábrica de Shenyang, administrada pela joint-venture BMW Brilliance Automotive (BBA), na China; e na recém-construída fábrica da BMW San Luis Potosí, no México.
No Ceará, a concessionária da marca alemã é a Welle Motors.
O novo Série 3 é 85 milímetros mais longo que seu antecessor (4,709 metros), 16 mm mais largo (1,827 m) e apenas 1 mm mais alto (1,442 m). Já a distância entre eixos do sedã é 41 mm (2,851 m) maior que a do Série 3 anterior. A montadora diz que a presença de bitolas mais largas tem influência direta e positiva no comportamento e na agilidade do sedã.
A ampla grade em forma de duplo rim, marca da BMW, e o conjunto óptico dianteiro dominam a frente do carro. Na traseira, traços horizontalizados e as lanternas com luzes de LED, escurecidas.
Dentro: há novo agrupamento de mostradores do painel de instrumentos. O console central em posição mais elevada. O botão Start/Stop está posicionado agora no novo painel de controle situado no console central, onde estão, também, a alavanca do câmbio, o botão seletor iDrive e as teclas de acionamento do sistema Driving Experience, além do freio de estacionamento. O painel de instrumentos digital tem tela de até 12,3 polegadas e a central multimídia tem tela tátil de 10,25 polegadas.
O novo BMW Série 3 será oferecido com cinco diferentes opções de motores. A gama compreende duas unidades de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv, para o 330i. Além de outros dois motores, a diesel, de quatro cilindros, com 150 cv (318d) e 190 cv (320d). Há ainda mais um bloco a diesel, de seis cilindros em linha, apto a entregar 265 cv e disponível para a versão 330d.
O teto solar de vidro é opcional e tem uma superfície translúcida de 100 milímetros.
Liderando o caminho para a condução autônoma.
O novo BMW Série 3 Sedan oferece sistemas de assistência à condução. Entre os itens de série destacam-se os alertas de colisão e pedestre (Collision and Pedestrian Warning) e a função City Braking, responsável por avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores.
Entre os opcionais, figuram o controle ativo de velocidade de cruzeiro (Active Cruise Control), com Função Stop & Go, e o assistente de condução com aviso de saída de faixa (Driving Assistant with Lane Departure Warning) e o alerta de mudança de faixa, prevenção de colisão traseira (Lane Changing Warning, Rear Collision Prevention) e alerta de tráfego cruzado (Cross-Traffic Alert).
Gama de motores
O novo BMW Série 3 será oferecido com cinco diferentes opções de motores. A gama compreende tem versões de quatro cilindros, a gasolina, com 184 cavalos de potência para a versão 320i, e 258 cv, para o 330i. Além de outros dois motores, a diesel, de quatro cilindros, com 150 cv (318d) e 190 cv (320d). Há ainda mais um motor a diesel, de seis cilindros em linha, apto a entregar 265 cv e disponível para a versão 330d.