Fortaleza – Em meio aos protestos dos trabalhadores do setor, por conta da implantação das catracas sem cobrador, as empresas associadas ao Sindiônibus ampliarão o programa de financiamento de retirada de CNH aos cobradores que desejarem se tornar motoristas.
O Sindiônibus diz que a prática já vem sendo adotada há mais de um ano e atualmente o sistema de transporte de Fortaleza já conta com mais de um mil ex-cobradores atuando na função de motorista.
Leia mais sobre os ônibus sem cobrador aqui
A Federação das Empresas de Transporte (Fetrans), via Senat, também adotou programa voltado para a formação no início deste ano. Foi o primeiro programa de formação de motoristas exclusivo para cobradores, que inclui o custeio total da CNH.
Segundo o Sindicato, 175 cobradores ingressaram na primeira turma e a previsão é que mais turmas sejam iniciadas em 2019. Não informou quantas.
Em nota, o Sindiônibus nega ter havido demissões em função da implantação do serviço sem cobrador. O sindicato dos trabalhadores, o Sintro, fala em 100 desligamentos, supostamente motivados pelo novo sistema. Leia a versão do Sintro aqui
“O Sindiônibus pesquisou entre suas empresas e não há demissões ocorridas em função do projeto. Há uma rotatividade histórica próxima a 2% na função de cobrador, por questões corriqueiras como funcionários que recebem outra oportunidade ou incompatibilidade com horários e regras”, afirma a nota.
Diz o sindicato dos patrões que o Sintro recusou convite para elaborar um plano comum com o objetivo de buscarmos mais alternativas para ajudar a encontrar novos caminhos para os que hoje são cobradores e que podem vir a deixar a profissão.
Isso é palhaçada até parece que vão contratar todos os ex trocadores e colocar mais ônibus então isso e mais uma vez empresários prejudicando nos usuários
Que jornalista chama contador de ônibus de trocado? Afinal de contas em um coletivo de passageiro o que existe uma pessoa cobrando passagens ou alguém trocando dinheiro?
Uma imoralidade sem tamanho, a injustificada desculpa, por não saber administrar um transporte do povo, são duas gigantescas covardia uma, extinguir uma categoria, a outra é o desrespeito ao código de defesa do consumidor, recusar moeda corrente do país, infringindo também o artigo 43 destacando contravenção penal, tomara que todos que foram prejudicados, movam suas ações na justiça, sem dúvida as empresas são obrigadas a pagar suas respectivas indenizações.
Inevitável. Cobrador em transporte de massa é uma função tipicamente terceiro mundista. E nem faz mais sentido em um mundo que migra para o fim do papel moeda.
“Empresas de ônibus dizem bancar mudança de trocador para motorista” mas não dizem que ele vai ficar trabalhando de 8 meses a um ano como motorista, com a responsabilidade de conduzir um veículo pesado carregando dezenas, centenas de pessoas, cobrando passagem, zelando pelos portadores de necessidades especiais e pelos demais motoristas e recebendo seus vencimentos como cobrador… E aí dele se ele se envolver em um acidente… não vai receber nada… e sob risco de demissão…
Que maravilha! Vamos ter mais ônibus à disposição!
Maldade mandou LEMBRANÇAS. As empresas de ÔNIBUS querem uma DESCULPA para a ENXURRADA de DEMISSÕES dos COBRADORES. Fingindo uma SAÍDA para os COBRADORES terem a CARTEIRA NACIONAL de HABILITAÇÃO financiadas pelas MESMAS. Mas DESEMPREGADOS.
Claro que não idiota!
Só vão tirar os trabalhadores descartáveis….
O motorista tem que ganhar um percentual por está exercendo duas funções independente se vai ser só bilhete eletrônico ou não , porque é ele
quem vai segurar os problemas caso o
Cartão não passe , as empresas estão cometendo um crime de abuso de poder
quando não pagam ao motorista sobre
essas duas FUNÇÕES UM ABSURDO