São Paulo – Uma cervejaria artesanal nascida em São Paulo, mas com essência cearense. A Terral tem no portfólio marcas praianas. A Iparana é a primeira receita (uma American IPA). O lançamento oficial aconteceu no fim da semana na cervejaria-escola Sinnatrah, em São Paulo.

Foi lá onde os sócios Marcos Maia e João Walter Saunders fizeram o curso de cervejeiro básico. 

Detalhe: João foi orientador  de Marcos numa pós-graduação em Gestão de Projetos pela Funcação Carlos Vanzolini, ligada à Universidade de São Paulo (USP).

O tema do projeto de conclusão foi justamente a abertura de novos negócios com foco em micro-cervejarias.

O trabalho foi classificado em primeiro lugar no Seminário Internacional de Gestão de Projetos de 2016. Depois disso foram estreitando a amizade e maturando a ideia de montar a microcervejaria. 

Começaram com a ideia de uma planta fabril, mas havia muitos zeros ao final do plano de negócios… Entre idas e vindas, brainstormings, cálculos e cervejas, batem o martelo no seguinte conceito: uma marca de cervejas cigana (que produz em fábricas já montadas por contrato de aluguel e/ou brassagem) que fará cervejas de inspiração cearense produzidas em São Paulo.

Todas as receitas têm nomes de praias ou municípios litorâneos do Ceará) e terá seu ponto de venda em um beer wagon itinerante. 

A serem lançadas: Mucuripe (American Porter), Beberibe (Witbier), Paracuru (American Lager), Sabiaguaba (American Pale Ale – APA), Taíba (Belgian Blond Ale), Canoa (Helles Bock) e Baleia (Imperial Stout).

A venda para bares também é feita, mas o público alvo é majoritariamente de eventos fechados.

Vai para eventos sociais (casamentos, aniversários, bodas, confraternizações), eventos corporativos (lançamento de empreendimentos imobiliários, press days, confraternizações de empresas, feiras, seminários, etc) e eventos gastronômicos, de arte e cultura (feiras de cervejas artesanais, aniversários de bairros e/ou cidades, food parks, etc).

A partir de sábado (6) a Iparana estará engatada na Cervejaria-escola Sinnatrah (Av. Pompéia, 2021, Pompéia, São Paulo/SP) e no Monkeys Beer Pub (Rua Guanabara, 298, Boqueirão, Praia Grande/SP)

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles