Pieter Elbers, CEO da KLM (Foto: Divulgação)

Fortaleza – O Brasil é um mercado atraente, disse Pieter Elbers, o CEO do braço holandês da Air France-KLM. “Nossa missão é expandir no Brasil”, disse Elbers ao festejar o primeiro ano de voos para Fortaleza – onde a empresa opera voos diretos para Amsterdã e Paris alimentada por voos da Gol.

Ele deu entrevista à Bloomberg, em São Paulo, na qual destacou a taxa de ocupação – de 90% em 42 voos semanais – e a localização do País, um hub para atender o restante do continente.

Bloomberg lembra que as declarações de Elbers vêm na esteira de meses turbulentos para o comando da Air France-KLM. “Seu cargo ficou na berlinda por um tempo, enquanto a equipe na Holanda fazia manifestações pedindo a renovação de seu contrato dentro do processo de reorganização conduzido pelo novo CEO, Ben Smith”, conta a matéria.

A Air France e a KLM atendem as mesmas três cidades brasileiras. A Air France mantém dois voos por dia para São Paulo e também opera voos diários para o Rio de Janeiro.

Já a KLM oferece voos para as duas cidades diariamente. Fortaleza (donde a Gol oferece conexões para Belém, Manaus, Natal, Recife e Salvador) tem quatro voos semanais operados pela KLM e voos operados três vezes por semana pela Air France.O Brasil é o décimo maior mercado global do grupo. 

Elbers fala em crescente demanda por voos entre o Brasil e o Reino Unido, além do norte e leste da Europa. Cita ainda as conexões com alta procura entre Brasil e países do Mercosul. 

A melhoria ocorrida nos aeroportos de São Paulo (Guarulhos) e Rio (Galeão), bem como Fortaleza, sob concessão da alemã Fraport são fatores positivos para a companhia. No caso cearense, foi determinante para a escolha de Fortaleza como sede do Hub.

 

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles