Próxima quinta-feira, 26, será lançado em Fortaleza o Livro “Da Cor do Norte – Brinquedos de Miriti”, às 20h, na Saraiva, na Saraiva Megastore, no Iguatemi.

 

O livro é apresentado dentro de uma caixa com miniaturas dos brinquedos produzidos pelos artesãos do município de Abaetetuba (PA). A publicação enfoca o artesanato típico confeccionado a partir da madeira da palmeira do miriti, árvore comum nas áreas de várzea da Amazônia.

 

A fotografia de Jarbas Oliveira tem lugar de destaque nas páginas do material e harmoniza-se com os textos poeta e escritor João de Jesus Paes Loureiro, que teve sua infância marcada pelo colorido dos bonecos e barcos entalhados em madeira.

 

Oliveira registrou todo o processo , desde a coleta do miriti, à fabricação dos brinquedos com foco na cena lúdica a que os mesmos se referem e sua ligação com o Círio de Nazaré. Para o fotógrafo, o trabalho foi uma oportunidade de vislumbrar como a floresta e o imaginário amazônico é presente no cotidiano da vida dos ribeirinhos paraenses.

 

O projeto gráfico leva assinatura por Fernando Brito e produzido com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da Paragás e Schincariol e execução da Lumiar Assessoria e Editora.

 

 

Serviço:
Lançamento do Livro “Da Cor do Norte – Brinquedos de Miriti”
Data: 26 de julho de 2012, às 20 horas
Local: Saraiva Megastore – Shopping Iguatemi

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles