Os empresários e profissionais do setor de radiodifusão voltam a discutir assuntos que englobam a comunicação, de 28 a 30 de novembro, na Fábrica de Negócios, onde será realizado o Fala Nordeste.

O evento reunirá o VIII Congresso de Radiodifusão do Nordeste; VIII Exposição de Equipamentos e Serviços e, Prêmio Abôio 2013 realizado pela Acert em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap-CE).

Este ano, o Fala Nordeste pretende reunir cerca de 500 profissionais que terão a oportunidade de participar de palestras, debates e workshops. Também serão premiados trabalhos de comunicação do Ceará.

Na programação, constam palestras que abordarão temas como: “Conectmídia”, com Juliana Sawaia (Ibope-SP); “Rádio Talk Popular – O Que Muda com a Migração de AM para FM”, com Cláudio Henrique – Diretor Executivo do Sistema Globo de Rádio; “A Importância do Som e da Voz para a Publicidade”, com Fábio Cirello – Presidente do Clube da Voz e Kito Siqueira – Presidente da Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários – APROSOM; “Relação Agência-Veículo”, com Caio Barsotti – Presidente do Conselho Executivo das Normas Padrão (CENP); “Novas Tecnologias para o Rádio: Internet, Redes Sociais e Convergências”, com Munique Cruvinel – Gerente de Tecnologia da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – Abert e Roberto Quintão, Consultor de Mídias Sociais pela Arion.

O Fala Nordeste discutirá ainda assuntos como, “Rádio Digital”; “ECAD”, “Ressarcimento Fiscal”; “Migração do AM para o FM”; “Liberação da Faixa 700 MHz”, além da “Flexibilização da Transmissão da Voz do Brasil”. O evento contará também com a participação de André Quintão, no workshop “Multiplataformas para o Rádio” e, de Luís Magliocca (SP), na “Oficina de Programação de Rádio”, ambas com 3h de duração.

Estão confirmadas as presenças do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e o Presidente da Abert – Daniel Pimentel Slaviero, que conduzirá a reunião do Conselho das Associações Estaduais em Fortaleza. O Fala Nordeste debaterá ainda, sobre o momento atual do setor e as estratégias para a criação de condições favoráveis ao futuro do Rádio e da TV.

 

Prêmio Abôio – como forma de expressar o reconhecimento e o estímulo aos criadores de peças publicitárias veiculadas pelas emissoras de Rádio e Televisão do Ceará, foi criado pelos organizadores do Fala Nordeste, em parceria com a ABAP-CE,  o “Prêmio Abôio”, que tem, também, como objetivo, destacar o trabalho do empresariado cearense. Profissionais de Rádio e TV, publicitários, estudantes de comunicação e marketing participam do Prêmio.

 

O Prêmio Abôio, simbolizado na escultura criada pelo aclamado artista plástico Sérvulo Esmeraldo, homenageia o talento, a conquista e sensibilidade dos profissionais da publicidade cearense.  Serão premiados, O Anunciante do Ano (Rádio e Televisão); O Melhor spot e  O Melhor jingle (Rádio); O Melhor  Comercial de TV; A Melhor Campanha Comercial de TV e Rádio (spot ou jingle) e, a melhor peça publicitária de universitário. Haverá também uma homenagem especial  In Memorian ao jornalista Demócrito Dummar, ex-presidente da Acert.

 

A escolha do nome Abôio levou em conta a mais pura forma da comunicação do homem do sertão nordestino, que  através do seu canto, sem letras, frases ou versos, capta o ritmo da lenta caminhada e conduz os animais. Com o abôio, o boiadeiro interage, comunica, agrupa, tranquiliza e orienta a manada, para a alimentação nas pastagens, e o descanso nos currais. O seu canto serve, também, como meio de comunicação com seus próprios companheiros de jornada, que seguem distantes a mesma manada.

 

Serviço
Fala Nordeste!
Período: 28 a 30 de Novembro de 2013
Local: Fábrica de Negócios – Av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema – Fortaleza (CE)

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles