As Farmácias Pague Menos estreiam no segundo trimestre do ano a campanha Bichinhos do Brasil.  A ideia é abordar temas de ecologia e valorização de espécies brasileiras por meio de site, jogos, quizz educativos e venda de bichinhos de pelúcia de animais ameaçados de extinção.  Parte do valor arrecadado será destinada a projetos que se dedicam à proteção desses animais.
A arrecadação da verba para ajudar instituições de preservação da fauna brasileira virá da venda das pelúcias por R$ 19,90 nas compras acima de R$ 30 em qualquer uma das 655 lojas da rede.

 

“O maior desafio das empresas na atualidade é crescer e fomentar o desenvolvimento sem agredir a natureza. A campanha mantém acesa essa discussão e busca conscientizar os brasileiros”, explica Patriciana Rodrigues, diretora de compras e marketing das Farmácias Pague Menos.

Os bichinhos – a  cada quadrimestre serão lançados dois bichinhos de pelúcia, fechando 2014 com seis deles. A tartaruga e o macaco-prego serão os primeiros; seguidos pelo tatu-bola e pela onça-pintada no mês de junho, com alusões à Copa do Mundo; e pelo lobo-guará e arara no período de Natal.

A escolha das espécies foi feita com base na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, elaborada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em conjunto com outras entidades, a partir da análise de centenas de especialistas.

 

Estima-se que haja mais de 627 espécies com risco de desaparecimento no Brasil. Segundo documento publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Brasil pode abrigar mais de 2 milhões de espécies, o que representa cerca de 20% da biodiversidade existente na Terra. A perda do hábitat com degradação ambiental, extrativismo desordenado, incêndios florestais e tráfico de animais – terceiro maior comércio ilícito do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas – são os principais motivos que ameaçam as espécies nacionais.

 

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles