“Se ninguém fizer nada, o mundo não vai mudar”. A declaração do Bruno, um jovem de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, mostra o que o move a participar do projeto Jovens de Responsa, da Ambev. Como educador social na maior favela da capital paulista, ele e a empresa estão juntos na busca por construir um mundo melhor para todos.

 

O Jovens de Responsa, voltado a combater o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos e em excesso, é uma das iniciativas que protagonizam a nova campanha da Ambev: Juntos por um Mundo Melhor. Criada em cima do depoimento de parceiros sobre os projetos da companhia, ela ganha às ruas a partir desta semana e traz o novo posicionamento institucional da companhia.

 

“Acreditamos que nosso papel, como uma das maiores empresas nacionais, é investir e estimular o desenvolvimento socioeconômico do país. Viver em um ambiente com mais qualidade depende mesmo é de cada um. O agente desse processo é o nós. Juntos. Afinal, não se constrói um mundo melhor sozinho. Por isso, apostamos tanto em projetos e parcerias com a capacidade de transformar de fato a vida das pessoas e da sociedade. Não são ações pontuais, são iniciativas consistentes, sustentáveis e com poder de multiplicação”, afirma João Castro Neves, presidente da Ambev.

 

Entre as outras estrelas da campanha, desenvolvida pela agência Loducca, estão pessoas como Zilda, Wilson e Leandro, catadores de material reciclável em uma ecobarreira no Rio de Janeiro. A cooperativa da qual eles fazem parte é apoiada pelo Ambev Recicla, ampla plataforma de estímulo à reciclagem pós consumo no país. Há ainda, o depoimento do Alexandre, empreendedor que conseguiu erguer seu negócio próprio – e realizar seu sonho – por meio da franquia Nosso Bar; além do Bar do Corno, em São Paulo, um verdadeiro Bar de Responsa, fiel ao compromisso de não vender bebida alcoólica para menores de idade; e por fim, a Banda Arruda, vencedora do concurso Talentos do Samba, que apoia e celebra a cultura brasileira, promovendo músicos desse ritmo nas comunidades do Rio de Janeiro.

 

“Optamos por fazer mini documentários porque dificilmente um roteiro conseguiria capturar tão bem a essência dessas pessoas, tudo o que elas enfrentam e como os projetos ajudaram a transformar suas vidas. A campanha mostra exemplos de gente que acredita e age para mudar o mundo. Documentados a realidade.”, afirma Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca.

 

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Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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