Os fãs do Rio de Janeiro já podem ser levadas para casa em frascos. Com a assinatura de O Boticário, está no mercado a primeira linha de fragrâncias produzidas a partir de um processo inédito de cocriação, que envolveu O Boticário, milhares de cariocas e grandes nomes da perfumaria mundial.

As fragrâncias Rio, Eu Te Amo são uma verdadeira homenagem à cidade. As três versões femininas – Rio que Encanta, Rio que Curte, Rio que Anima – e a masculina Rio que Vibra.

 

“As fragrâncias materializam a hospitalidade, liberdade, alegria, boemia e o calor que o Rio de Janeiro transmite. A beleza está na alma do carioca, no seu alto astral e na relação que eles têm com o lugar onde vivem. Isso é algo único e merece ser enaltecido”, diz a Diretora de Marketing de O Boticário, Isabella Wanderley. “A coleção Rio, Eu Te Amo é a nossa declaração de amor à cidade.”

 

Cocriação –  as fragrâncias foram criadas a partir de uma iniciativa inédita da perfumaria no Brasil: a cocriação, que envolveu o público desde a concepção do conceito e inspiração para elaboração das fragrâncias até a escolha final. Mais de nove mil cariocas deram o pontapé inicial ao projeto em abril de 2013, enviando imagens e declarações de amor à cidade por meio de um hotsite exclusivo. O Boticário e as quatro mais importantes casas de fragrância do mundo – Firmenich, Givaudan, IFF e Symrise, juntas pela primeira vez em um projeto – trabalharam juntos para transformar essas inspirações em cheiros. Como parte desse processo, as casas de fragrâncias foram às ruas captar o cheiro de algumas das preciosidades mais lembradas pelos cariocas participantes, como a praia do Leblon, Floresta da Tijuca, Lapa e a praia de Copacabana. Esses cheiros, capturados pelo moderno processo de headspace, fizeram parte do grupo de matérias-primas.

 

Na segunda fase, essas essências e conceitos foram apresentados a um grupo de 50 formadores de opinião cariocas, entre artistas, jornalistas e cineastas. Em um workshop especial, ministrado por profissionais de O Boticário e perfumistas das casas de fragrâncias, eles participaram do encantador mundo da perfumaria combinando essências e ajudando a criar oito propostas de perfumes. Na terceira e última etapa do processo de cocriação, essas opções foram levadas à votação popular, chegando às quatro fragrâncias que melhor traduzem em essência a alma carioca.

 

A Rio que Encanta pertence à família olfativa floral Frutal e possui notas de framboesa, frésia e cedro, retratando o delicioso cheiro da Floresta da Tijuca. A Rio que Curte traz toda a boemia da Lapa com uma família olfativa Floral Gourmand, com notas de frutas vermelhas, pimenta rosa, flor de laranjeira, flor de íris e musk. E a última fragrância feminina, a Rio que Anima, interpreta a essência da belíssima praia de Copacabana em notas de bergamota, gengibre, muguet, sândalo e vanilla com uma família olfativa Oriental Ambarado.

 

A fragrância masculina Rio que Vibra foi inspirada no cheiro e agitação da praia do Leblon, sendo da família olfativa Fougère Aromático, com notas de Bergamota, fruta verde, lavanda, sândalo e musk.

 

Para criar as quatro embalagens, O Boticário convidou o ilustrador carioca que ganhou o mundo, Felipe Jardim.

 

Rio, Beleza que Inspira  – O lançamento das fragrâncias Rio, Eu Te Amo é parte do movimento Rio, Beleza que Inspira, uma grande mobilização de O Boticário em torno da paixão pelo Rio de Janeiro. “Para nós, o Rio é uma inspiração. Por isso queremos estar ainda mais presente, com ações que sejam realmente relevantes para os cariocas, para a rotina da cidade”, diz a Diretora de Branding e Comunicação de O Boticário, Ana Ferrell.

 

Esse movimento fez de O Boticário o principal patrocinador do movimento #RioEuTeAmo, versão brasileira da franquia Cities of Love, que homenageia em filmes as grandes cidades do mundo. Produzido pela Conspiração Filmes, Bossanova Films, OZ e Primum, o movimento também inclui uma grande mobilização em torno da paixão pelo Rio de Janeiro, com ações na cidade e nas redes sociais. O Boticário esteve presente em inúmeras dessas ações, declarando seu amor à cidade.

 

O Boticário também é o patrocinador master do Fashion Rio, semana de moda carioca, desde 2012. Em seu lounge, a marca recria um espaço de cuidados pessoais e beleza assinado por Nativa SPA.

 

Lançamentos

  RioQueEncanta

Rio que Encanta
Preço sugerido: R$ 89
Família olfativa: Floral Frutal
Saída: Frutas Aquosas, Kiwi, Framboesa
Corpo: Peônia, Frésia, Galbano, Acorde Floresta da Tijuca
Fundo: Cedro, Ambar, Fava Tonka
Perfumistas: Alexandra Kosinski e Hernan Figoli, da Givaudan.

RioQueAnima

Rio que Anima
Preço sugerido: R$ 89
Família olfativa: Oriental Ambarado
Saída: Bergamota, Pêra, Gengibre, Pimenta Rosa, Lima
Corpo: Maçã Verde, Fresia, Açafrão, Lichia, Muguet, Acorde Copacabana
Fundo: Sândalo, Âmbar, Vanilla, Fava Tonka, Cedro, Musk
Perfumistas: Adilson Rato, Carmita Magalhães e Thierry Bessard, da Firmenich.

 RioQueVibra

Rio que Vibra
Preço sugerido: R$ 89
Família Olfativa: Fougère Aromático
Saída : limão , bergamota, lima, verbena , notas frutais verdes, notas aquosas
Corpo: lavanda, noz moscada , alecrim, folhas de violeta, Acorde Leblon
Fundo : sândalo, cedro, guaiaco, musgo, âmbar , musk
Perfumistas: Verônica Casanova e Napoleão Bastos, da IFF

 RioQueCurte

Rio que Curte
Preço sugerido: R$ 89
Família Olfativa: Floral Gourmand
Saída: Pera, Frutas Vermelhas, Bergamota, Pimenta Rosa,
Corpo: Flor de Laranjeira, Rosa Vermelha, Flor de Iris, Acorde Lapa
Fundo: Acorde Gourmand, Musk, Âmbar, Patchouli
Perfumistas: Isaac Sinclair, Fanny Grau e Philippe Roques, da Symrise.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

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