Na V Mostra de Responsabilidade Social que ocorre neste sábado, 20, no Campus Dunas da Fanor DeVry, alunos de diversos cursos vão apresentar os resultados dos projetos sociais executados por eles em comunidades carentes de Fortaleza.

O dia é marcado como o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. Alunos do curso de Fisioterapia, por exemplo, farão ações preventivas em saúde coletiva e da mulher, além de avaliação da função pulmonar; Alunos do curso de Direito realizam um Workshop sobre os direitos das empregadas domésticas; Enquanto os alunos do curso de Arquitetura apresentam o projeto Casa de PET; O programa de extensão “Bons Vizinhos”, promoverá oficina de fantoches e contação de história, oficina de teatro e hip hop, além de vacinação de adultos.

Os visitantes serão recebidos com musicoterapia por alunos do projeto Anjos da Enfermagem.

 

Abaixo, alguns dos projetos sociais:

Anjos da Enfermagem –  programa Anjos da Enfermagem trabalha educação em saúde através do lúdico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças com câncer, promovendo o exercício da cidadania dos estudantes e profissionais de Enfermagem. O Programa desenvolve campanhas de doação de alimentos e produtos de higiene, além de divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer e sensibilizar a sociedade para o apoio a famílias de crianças doentes. O programa acontece simultaneamente no Hospital Infantil Albert Sabin, Associação Peter Pan e Hospital Geral Waldemar Alcântara, às segundas-feiras, de 13h30 às 17h.

 

Criação de Identidades Visuais para Organizações não Governamentais (ONGs) – alunos do curso de Design, durante o módulo de Gestão do Design, oferecem subsídios técnicos para ONG´s encontrarem a sua essência e traduzi-la em uma identidade visual e uma estratégia de marca. Muitas ONG’s de Fortaleza possuem dificuldades de mostrar para seus colaboradores, financiadores e beneficiados, a razão de sua existência, que em todos os casos retratavam registros relevantes de serviços prestados para o desenvolvimento da sociedade e para a promoção do direito dos animais e dos direitos humanos.

 

Ver com os ouvidos – realizado desde 2012 na Fanor | DeVry o projeto proporciona ao aluno de comunicação conhecimento sobre recursos sonoros na fidelização e memorização de uma história, bem como a importância da paisagem sonora para contextualização de uma informação radiofônica. Cinco histórias infantis já foram produzidas. Os alunos dos cursos de Jornalismo, Rádio, Tv e Internet, e Publicidade e Propaganda elaboram roteiros, criação e/ou adaptação, locucionam, produzem e dão vida os personagens que compõem as histórias. O projeto tem seu lado social em doar gratuitamente exemplares do CD de Audiolivro para cerca de 250 crianças do Instituto dos cegos no Ceará.

 

Agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Fanor – a Fonte é a agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Fanor | DeVry onde são desenvolvidas por alunos, sob a orientação de um professor-orientador, peças publicitárias para ONG’s, como por exemplo, a São Lázaro, uma instituição que ajuda a resgatar e cuidar de animais carentes (cachorros e gatos) de Fortaleza para que posteriormente eles possam ser adotados por famílias, conseguindo assim conquistar uma boa imagem perante a sociedade com o objetivo de conseguir mais recursos para tratar dos animais atendidos e dar a eles uma vida melhor.

 

Serviço

V Mostra de Responsabilidade Social
Data: 20/09/2014
Hora: 8h às 12h
Local: Campus Dunas da Fanor | DeVry. Av. Santos Dumont.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles