De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Leicester, do Reino Unido, 46% das crianças entre 5 e 12 anos já brincaram, pelo menos uma vez, com um amigo imaginário. Visando unir o fenômeno do amigo imaginário típico da infância com as costumeiras mudanças de imagens dos avatares que invadem as redes sociais com a chegada do Dia das Crianças – na ocasião, os internautas alteram suas fotos de perfis por imagens de desenhos animados ou fotos de infância – a Central Nacional Unimed (CNU) idealizou a ação “3.000 Sorrisos”, que visa doar três mil brinquedos para crianças assistidas por entidades sociais. A doação será realizada por meio de uma brincadeira com internautas no hotsite da campanha.
Doação sem custo – os internautas interessados em ajudar a causa o farão sem custo. Para isso, precisam acessar o hotsite da ação (www.3000sorrisos.com.br), selecionar ou tirar uma foto e customizá-la com imagens de acessórios que remetem a piratas, princesas, super-heróis, entre as dezenas de fantasias disponíveis na plataforma – criando um amigo imaginário.
Após a criação de seu avatar, os participantes devem dar um nome para ele, escrever uma mensagem para a “criança apadrinhada” e compartilhar sua iniciativa nas redes sociais. Cada amigo criado resultará na doação de um brinquedo para as instituições participantes – no Dia das Crianças, os presentes serão entregues juntamente com a cartinha escrita pelos Amigos Imaginários.
“A campanha 3.000 Sorrisos foi realizada com o objetivo de transformar amigos imaginários em sorrisos reais. Os valores da CNU estão alinhados com a proposta da ação, que demonstra nossa preocupação com ações de responsabilidade social”, ressalta Nara Tervydis, Gerente de Marketing da Central Nacional Unimed, operadora nacional do Sistema Unimed. A ação prossegue pela internet até o dia 3 de outubro.