A MRV Engenharia instituiu 2014 como o “Ano da Sustentabilidade” na companhia, como forma de dar mais foco ainda ao tema. As iniciativas já realizadas foram intensificadas e novas ações foram implementadas com o objetivo de minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente e contribuir mais para os municípios onde está presente.

 

“Na MRV enxergamos que ser sustentável requer pensar e agir nas diversas dimensões da vida: bem estar social, econômico, ambiental e como cidadão. Dentro dessa visão desenvolvemos uma série de projetos ao longo do ano nessas diversas dimensões que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida de diversas comunidades”, destaca o diretor de Relações Institucionais da MRV, Sérgio Lavarini.

 

Dentre as principais ações desenvolvidas ao longo do ano, o diretor ressalta como destaques a obtenção das certificações ISO 14001 e OSHAS 18.000; a inauguração de 97 escolas de alfabetização dentro dos canteiros de obras atendendo a mais de 1750 operários; a implantação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições do Trabalho na Indústria e Construção Civil nos municípios de Araucária, Cuiabá, Campo Grande e João Pessoa.

 

“Também investimos de mais de R$ 95 milhões em contrapartidas; segregamos 60% dos resíduos dos canteiros de obras; realizamos a doação de R$ 500 mil para o Criança Esperança e superamos a meta anual com o plantio de mais de 113 mil mudas de árvores. No ano passado, a MRV reciclou mais de 9,43 toneladas de papel nos escritórios da MRV, implicando na economia de 920.000 litros de água e 33.000kw/h de energia e  promoveu arrastões de limpeza ecológica nos rios Piracicaba e Jundiaí Mirim e na praia de Ponta Negra em Natal, além da doação de 284 computadores para entidades de assistência social”, detalha o diretor.

 

Mais informações:

 

Programa Escola Nota 10 é uma iniciativa da MRV Engenharia e tem como propósito erradicar o analfabetismo e promover a qualificação dos operários. As aulas são realizadas nos próprios canteiros, durante o horário de trabalho através de uma parceria com o Sesi, prefeituras e sindicatos.

 

Plantio de árvores: Prioridade nas ações de preservação ambiental, em quatro anos, a MRV Engenharia já realizou o plantio de mais de 450 mil árvores em todo país desde o início do projeto, em 2012. Anualmente  a construtora estabelece metas de plantio e sempre segue as orientações das diretrizes governamentais e secretarias de meio ambiente, privilegiando o uso de espécies nativas e que estejam adequadas ao clima e solo das cidades onde foram plantadas.

 

Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento  das Condições de Trabalho na Indústria da Construção: Fruto da discussão entre o governo federal, as entidades representativas dos empresários e trabalhadores do setor, o Compromisso Nacional é uma parceria entre as instituições que prevê avanços e inovações nas relações e condições de trabalho, além de assegurar aos trabalhadores direitos fundamentais como saúde, segurança, qualificação e proteção social. A MRV Engenharia é a única empresa da construção leve a aderir ao pacto em todo país e em 2014 implantou o projeto em quatro cidades, com adesão de quatro canteiros de obras.

 

Certificações: Em 2014, a MRV Engenharia recebeu duas certificações da RINA, que estabelecem padrões rigorosos na gestão de segurança, saúde e meio ambiente.  A construtora foi certificada pela norma OSHAS 18001- Saúde e Segurança do Trabalho e IS0 14001- Gestão Ambiental.

 

Contrapartidas: Em todas as cidades onde está presente a MRV Engenharia realiza investimentos na melhoria da qualidade de vida da população local.  Ano passado a construtora investiu mais de 95 milhões em ações como revitalização de praças, parques e áreas de lazer, construção de escolas, postos de saúde, estações de tratamento de esgoto, pavimentação de vias urbanas e outras melhorias nas regionais.

 

Tagged in:

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles