A Loa Publicidade assina a campanha “O Ceará Sem Defesa”, da Associação dos Defensores Públicos do Ceará (Adpec).
Com o mote, a Adpec pretende mobilizar a sociedade para pressionar as autoridades em torno do projeto de Lei que dispõe a autonomia orçamentária da Defensoria Pública do Estado em relação ao Ministério Público. Atualmente, 73% dos municípios cearenses não dispõem de defensores públicos.
A veiculação de VTs, produzidos pela cearense Terra Filmes, e spots, feitos pela Content, de Porto Alegre, começou na segunda (09). Foram produzidos ainda faixas e banners para ações da Adpec, além de panfletos, bottons e folders, que serão distribuídos para autoridades e público em geral. Os VTs produzidos chegarão também às redes sociais por meio do Facebook, Instagram e Whatsapp.
A campanha destaca a carência do serviço de defensoria de forma contundente, apresentando o aumento da dotação orçamentária como fator de promoção da justiça. Além das peças para o público em geral, estão programadas ações específicas para sensibilizar os parlamentares e mobilizar os municípios que ainda não contam com defensores públicos.
“O momento do cliente exige mobilização intensa em vários níveis. É uma blitzkrieg de comunicação”, explica Apolônio Aguiar, diretor de criação da Loa.
Sobre a PEC – A chamada PEC da Defensoria Para Todos, que foi aprovada pelo Congresso Nacional no início de 2014, altera regras para garantir maior cobertura à população que necessita de serviço jurídico gratuito, porém precisa de legislação complementar nos estados para entrar em vigor. Para a Adpec, somente com o aumento da dotação orçamentária será possível garantir isonomia ao serviço, que busca atender ao prazo de oito anos para ter um defensor para cada unidade jurisdicional.