A Ambev inaugura nesta segunda-feira, 16 de novembro,  às 12 horas, o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis da cidade. O PEV vai funcionar dentro da Escola Estadual de Educação Profissional Darcy Ribeiro, no bairro Vila Pery. A iniciativa é uma parceria da Ambev com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Educação, da Rede de Catadores do Ceará e da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia.

O ponto de entrega pode receber até 3,135 toneladas de resíduos por dia. Levando em consideração que o PEV estará na rota de coleta seletiva diária da cooperativa Rosa Virgínia, entidade apoiada pelo Programa Ambev Recicla, a projeção é recolher 62,7 toneladas de materiais recicláveis por mês. Ao todo, serão beneficiados com o PEV mais de 10 mil moradores do entorno do ponto. O PEV faz parte do Programa Ambev Recicla, que em Fortaleza já atua em parceria com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (SOCRELP), da região da Barra do Ceará e a Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia (Grande Mondubim), que vai gerir o PEV da Vila Pery.

Ao colocar o ponto de entrega dentro de uma escola, o projeto quer estimular a educação ambiental e levar os cuidados com o meio ambiente para a prática. “A Escola Estadual Darcy Ribeiro tem um ano de construção e está no seu primeiro ano de atividade. Os alunos estudam agrimensura, agroindústria, nutrição e paisagismo. Hoje ela possui 380 alunos, mas no ano que vem serão 580. O PEV vai integrar um projeto de relacionamento dos alunos com a comunidade do Loteamento Santa Terezinha (Vila Pery). Estão previstos uma série de mutirões de sensibilização porta a porta, onde cada aluno ficará responsável por abordar cinco casas, incentivando os moradores a encaminhar o material para o PEV, que ficará na entrada da escola. Só com essa ação teremos quase 2.000 pessoas abordadas”, comemora Simone Veltri, gerente de sustentabilidade da Ambev.

 

PEVs pelo Brasil –  Atualmente, existem 14 Pontos de Entrega Voluntária do Ambev Recicla em quatro estados brasileiros: Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Manaus. Além do Ceará, até o fim do ano será inaugurado mais um PEV no Paraná. Juntos, eles coletam mais de 200 toneladas de materiais recicláveis por mês, beneficiando milhares de famílias que atuam na cadeia da reciclagem.

 

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles