frame-sabores-1_26200874232_o_Joelma

Para trazer um pouco do universo das descobertas de ingredientes, o Pão de Açúcar  criou uma campanha que abordará a culinária de vários países, por meio da “Sabores do Mundo”. Com oito semanas de duração, a ação, que começa nesta sexta-feira, 8 de abril e termina em 2 de junho, permitirá aos clientes conhecer produtos e curiosidades de diferentes países como Portugal, Itália, França, Espanha, Argentina, Japão e China.

 

Cada semana da Sabores do Mundo será focada em um país, com exceção de Itália e da França que terão duas semanas cada. O primeiro a ganhar destaque é Portugal. Os especialistas do Pão de Açúcar foram ao país lusitano buscar as particularidades e os melhores produtos que remetem o universo da gastronomia da região. Cada item foi selecionado para que o cliente encontre nas lojas os melhores produtos típicos da culinária portuguesa, como o tradicional bacalhau, além de vinhos, azeites, queijos, chouriço, linguiça, presunto, sardinhas, entre outros.

 

Os clientes terão, ainda,  a  oportunidade de conhecer e degustar receitas alusivas aos países participantes da ação por meio do projeto itinerante “Pitadas ao Vivo”. O projeto, que teve inicio em fevereiro deste ano, visita as lojas da rede com um chef convidado, que faz e ensina receitas, em um carrinho equipado com cooktop, frigobar e espaço para a exposição dos itens utilizados nas receitas, além de dar dicas de como harmonizar com a bebida mais indicada para cada prato. Durante o período do Sabores do Mundo, os chefs convidados farão receitas alusivas aos países participantes.

 

Com criação da agência Havas, a ação será apresentada ao cliente por meio de filme em TV fechada e canais digitais durante o período em que ocorre. O filme, de 30 segundos de duração, começa mostrando caixas de madeira, revelando os países participantes da Sabores do Mundo. São intercaladas ainda cenas de pratos tradicionais das culinárias desses países, bem como a sua preparação – um exemplo é o molho de tomate, típico italiano, que é preparado e servido com uma massa enquanto o locutor fala sobre a paixão dos especialistas do Pão de Açúcar em descobrir novos ingredientes. Além disso, a campanha serve como um convite para o cliente ir à loja conhecer novos sabores.

 

 

[youtube]https://youtu.be/cDo-g6akwfQ[/youtube]

 

“O filme Sabores do Mundo resgata a vocação do Pão de Açúcar que sempre foi uma referência em gastronomia, além de trazer conteúdo e despertar o interesse do consumidor. Um prazer fazer parte deste projeto. Aprendi muito, não só com os especialistas, mas com cada lugar, com as pessoas, com a cultura de cada alimento”, conta Paula Junqueira, Diretora de Criação Havas.

 

Além do filme, a ação contará com revistas colecionáveis que trarão a gastronomia, principais características e ingredientes mais usados em cada país. As publicações também trarão depoimentos dos especialistas da rede, além de ofertas de produtos. A Sabores do Mundotambém contará com uma ajuda especial, por meio do “Você é o Especialista”, em que clientes serão convidados a enviar receitas alusivas à culinária espanhola e a selecionada será veiculada na revista quinzenal do Pão de Açúcar, “Pitadas”.

 

A ação faz parte do calendário da rede para 2016, que tem como tema principal “Pão de Açúcar: Especialista em fazer você feliz”. “As ações e comunicação apresentadas neste ano sintetizam, portanto, a essência da marca e remetem a uma história de estudos, atenção e dedicação para trazer serviços e atendimento diferenciados, além de um portfólio especial de produtos e ingredientes nacionais e importados selecionados para nossos consumidores que tem interesse  no universo gastronômico”, conta Damiano Sanna, Gerente Geral de Marketing do Pão de Açúcar.

 

Os primeiros filmes da campanha “Pão de Açúcar: Especialista em fazer você feliz”, que começou em fevereiro, estão centrados em três categorias de produtos das quais o Pão de Açúcar é referência: vinhos, queijos e cafés. Para cada um deles, um dos especialistas da rede mostra um pouco do trabalho de curadoria de sortimento, passando pela atenção ao relacionamento com fornecedores e produtores e pelo cuidado na seleção de produtos. “Na campanha “Especialista”, foram trabalhadas duas linguagens: a documental e a gráfica. O filme Sabores do Mundo vem com uma carga mais gráfica e com muito appetite appeal. Já os filmes com foco nos especialistas, é cinematograficamente documental, mostrando um universo que é de verdade, com seres humanos reais e que trabalham com aquilo que de fato conhecem e são apaixonados. Essas são duas linguagens que venho me dedicando profundamente nos últimos dois anos”, reforça o Diretor de Cena da YourMama, Ale Cassulino.

 

Abaixo, os períodos que cada país terá seu destaque:

  • 8 a 14/4 – Portugal
  • 15 a 28/4 – Itália
  • 29/4 a 12/5 – França
  • 13 a 19/5 – Espanha
  • 20 a 26/5 – Argentina
  • 27/05 a 02/06 – Oriente (Japão e China)

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles