Go oferta o curso “Ilustração: do artístico ao funcional”, com o ilustrador e diretor de arte Otávio Rodrigues.

 

As 8 horas de aula serão ministradas nos dias 11 e 12 de novembro, das 19 horas às 22h30min e das 9 horas às 13h30min, respectivamente.

 

O curso é voltado para estudantes e profissionais da área de comunicação: ilustração, publicidade, jornalismo, design, diagramação, direção de arte, animação, social media, assim como pessoas interessadas em aprimorar técnicas de ilustração e desenho. O local ainda está em definição.
As inscrições podem ser feitas aqui e o valor pode ser parcelado em ate 12 x no cartão. Há desconto para que efetuar a inscrição até o dia 14 de outubro:

– R$ 300 (até dia 14/10)
– R$ 320 (após dia 14/10 até acabar as 25 vagas)

O professor –  Otávio Rodrigues iniciou a carreira desenvolvendo websites e multimídias. Passou um tempo como arte finalista, depois, como diretor de arte em diversas agências de publicidade, onde elaborou campanhas regionais e nacionais. Como freelancer, trabalhou como designer gráfico, produzindo materiais de identidade visual e ilustrou para diversas mídias para campanhas nacionais e internacionais.  Hoje é diretor de arte na Slogan Propaganda.

 

Divide a rotina entre trabalhos autorais e comerciais, divulgados no site criativoso, que hospeda tanto as atividades de ilustração, direção de arte, design e animação do profissional.
É no site onde Otávio publica charges e tirinhas feitas em traço sobre temas do cotidiano, mercado publicitário, música, cinema, política, entre outros temas atuais. Também tem habilidades com vertentes realísticas, sobretudo, nas ilustrações carregadas na pintura, a exemplo da série “Os Lusíadas”, feita para campanha de um restaurante de comida portuguesa.

Destaque também para as ilustrações politizadas, como as publicadas em campanha nacional para uma série especial da revista Caros Amigos sobre a ditadura militar, que levou bronze no 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado na categoria Anúncio e Revista. A convite do site Supafrik, fez parte de uma exposição em Toronto, Canadá. O trabalho faz parte de uma série feita para um festival em Moçambique chamado Mozambique Music Awards. No México, foi destaque no Portfolio Reviews 2013, um evento organizando pela Behance e selecionado, entre artistas regionais, em um concurso para capa de uma revista de circulação nacional. Recentemente, como diretor de arte, foi destaque da Lürzers Archive, uma das mais conceituadas revistas de publicidade.



Abaixo, o programa do curso:

A arte e a sua função
– Entre o emocionar e o informar
– Os tipos de ilustração (charge, cartoon, tirinhas, dentre outros)
– A ilustração artística x funcional
– A hora de resolver com ilustração
– Possíveis momentos e mídias a serem exploradas com ilustração (revista, anúncio, outdoor, livros, dentre outros)

Absorção, abstração e prática
– O desenho com finalidade, “brifado”- Os softwares
– As linhas, estilos e os tipos de representação
– Estimulando o olho, a mão e a auto confiança
– A arte do desapego
– Do início ao fim do projeto, da concepção inicial à finalização

Repensando “anatomia” do desenho
– A busca de referência e do estilo
– O momento de ser livre
– A compreensão da produção e reprodução de uma ilustração
– Como contornar seus limites, problemas e futuros ajustes solicitados


Luzes, cores, ação!
– Noções básicas de sombras e luzes
– Interpretação de cores
– Desenvolvimento de cena e sua composição
– Aprimorando a ilustração 

O que fazer com a ilustração e como viver disso

– Onde trabalhar
– Venda seus trabalhos
– Redes de contato
– As redes sociais de exposição de trabalhos
– Montagem de portfólio

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail
contato@cursosdago.com, fanpage https://www.facebook.com/cursosdago/ ou telefones (85) 98897 3882 / 99733 2535

Tagged in:

, ,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles