As 79 obras de arte doadas por 64 artistas plásticos para o projeto Amigos em Ação vão a leilão neste sábado, dia 10 de dezembro. A 13ª edição do Leilão Filantrópico de Obras de Arte ocorre no Hotel Gran Marquise, às 12 horas, sob a condução do leiloeiro Oscar Ogawa, da Montenegro Leilões. O evento é realizado após quase quatro semanas de exposição na Galeria de arte do Palácio da Abolição.

A proposta do leilão é arrecadar fundos para manutenção das obras assistenciais do projeto Amigos em Ação, que beneficia, anualmente, entidades filantrópicas cearenses com doações de alimentos.

O leilão valoriza artistas já celebrados, mas também abre espaço para talentos recém-descobertos das artes plásticas cearenses, todos unidos em prol da solidariedade. Entre os nomes que contribuíram neste ano, estão artistas como Almeida Leite, Francisco Bandeira, Sergei de Castro, Hirma Castro, Dimas Rock, Mano Alencar, Carmélio Cruz, Vlamir de Sousa, Vando Figueirêdo, Tarciso Viriato, entre outros.

A Obra “Natividade NE”, do artista plástico Vlamir de Sousa foi tema desta edição do Amigos em Ação, ilustrando todas as peças de divulgação da campanha como cartazes, camisas e convites. Além desta obra, a exposição trouxe um apanhado de pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de artistas renomados do cenário local, bem como de talentos da nova geração das artes cearenses.

 

 

Doação de alimentos –  Em paralelo à exposição de obras de arte, a Campanha Amigos em Ação vem mobilizando os conselheiros e associados para a arrecadação de gêneros alimentícios. A expectativa dos organizadores é atingir a meta de 25 toneladas de alimentos não perecíveis, mantendo o montante arrecadado em 2015. Este ano, cinco instituições serão beneficiadas com as doações: Fundação Raimundo Fagner, Recanto Sagrado Coração, Lar Torres de Melo, Oficina do Senhor e Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza.

As instituições foram avaliadas e selecionadas pelos 41 conselheiros e diretores do Amigos em Ação, entre as 57 entidades indicadas este ano. “Nossa escolha é sempre baseada na seriedade, notória credibilidade e resultados que o trabalho destas instituições gera para a sociedade e, ainda para conquistar com sua trajetória o interesse dos conselheiros, uma vez que a votação é sempre muito disputada”, explica Germano Belchior, diretor do Amigos em Ação. Além dos donativos, as instituições receberão um troféu de reconhecimento pelo seu trabalho.

O movimento Amigos em Ação conta com a colaboração de 1500 empresários de diversos setores e a dedicação voluntária dos diretores e conselheiros do projeto no desenvolvimento da campanha. Cada participante tem que doar, no mínimo, 60 Kg de alimentos não perecíveis. Nos seus 25 anos de existência, o Amigos em Ação já arrecadou e doou cerca de 378 toneladas de alimentos não perecíveis beneficiando mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes. Na edição de 2015 foram arrecadados 23 toneladas de alimentos.

 

Serviço
Leilão Filantrópico Amigos em Ação
Data: 10 de dezembro
Horário: De 12 horas às 18 horas
Local: Hotel Gran Marquise (Avenida Beira Mar, 3980, Mucuripe).  
Evento para Convidados

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles