workshop-jamon

 

Os Mercadinhos São Luiz promoverão, dia 24 de janeiro,  às 19 horas, um workshop com o presidente do grupo Josep Llorens I Fills, empresa produtora do Jamón Ibérico e do Jamón Serrano, assinados por Josep Ramón Llorens Requena.

 

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas diretamente com a loja do Mercadinhos São Luiz da Santos Dumont, que receberá o evento, presencialmente ou por telefone. As vagas são limitadas.

 

No evento, os participantes serão recepcionados com o espumante cava Don Román do produtor Marques de Tomares importado pela Porto a Porto e Casa Flora. Na sequência, Ramón falará sobre a matéria-prima, a alimentação, o processo de cura e a produção limitada dos produtos. Os participantes também poderão degustar os variados tipos de presunto produzidos pela Josep Llorens, como o Pernil Serrano com osso 24 meses, o Chouriço Serrano (com e sem pimenta) e com o Presunto fatiado com cura de 24 meses.

Jamóns –  o Jamón Serrano leva esse nome por ser elaborado em áreas montanhosas, que propiciam excelentes condições para os períodos de cura. Os suínos possuem origem celta (porco branco) e a alimentação não precisa ser apenas a base de bellotas, como no caso do Jamon Ibérico.

O Jamon Ibérico ganhou o apelido de Pata Negra por ser feito a partir do pernil traseiro dos porcos ibéricos. Os animais são negros, inclusive as patas, e se alimentam exclusivamente da bellota, uma espécie de castanha, produzidas pela árvore azinheira, que leva 100 anos para dar frutos. É essa alimentação, e o fato de eles pastarem livremente pelos bosques de carvalho, que faz toda diferença no produto final, já que a bellota confere à carne uma textura especial e um sabor adocicado sem igual.

Em ambos os casos, o processo de criação, o abate dos porcos, o tempero, o tempo de cura e o modo de servir obedecem a rígidos padrões. Salgado e curado de forma natural e artesanal, cada peça é pendurada para que o excesso de gordura escorra por completo, em um processo que pode durar até 50 meses, nos casos mais especiais.

Josep Llorens I Fills – Do sul da Espanha, mais precisamente da cidade de Andaluzia, onde o clima é muito privilegiado, originam-se algumas das maiores iguarias da culinária espanhola, o Jamón Ibérico e o Jamón Serrano, com a assinatura de Josep Ramón Llorens Requena, proprietário do grupo Josep Llorens I Fills.  O grupo é uma empresa familiar fundada há mais de 35 anos e dedicada exclusivamente à elaboração de jamones e embutidos, tanto ibéricos quanto serranos. Nos últimos tempos, a família soube conjugar os métodos tradicionais com a mais avançada tecnologia para poder abrir novos mercados. Os produtos Josep Llorens são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

 

SERVIÇO:
Workshop com Josep Llorens
Data: 24 de janeiro
Horário: 19h horas
Local: Mercadinhos São Luiz Santos Dumont (Av. Santos Dumont, 5625 – Papicu)
Inscrições gratuitas pelo telefone (85) 3131 2800 ramal 2130

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles