A fim de fugir de receitas mágicas que pregam que é possível trabalhar menos e ganhar o mesmo salário ou que é possível ajustar o calendário para fazer caber tudo, os alunos de Publicidade, da UFC, desenvolveram o jogo “Tic-Tac: A escolha é sua!”.

A proposta é gerar uma reflexão que colabora para uma melhor compreensão das atividades, além de identificar se essas atividades devem (ou não) consumir o tempo dos participantes e o que recebem em troca. No jogo, não existe um caminho certo ou errado, um vencedor ou um perdedor.

O jogo possui dois tipos de cartas: a carta-pergunta e a carta-citação. Nas cartas-pergunta, os participantes oferecem resposta a situações rotineiras como, por exemplo: “As provas finais da faculdade estão chegando. Além disso, você fica sabendo de um concurso público muito bom que vai acontecer. O que você faz?”. Dependendo da resposta oferecida, pontuações diferentes são atribuídas. Já nas cartas-citação, o jogo oferece reflexões muito pertinentes sobre o uso do tempo. Baseando-se principalmente em três pensadores: David Harvey, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre suas atitudes diárias e a necessidade (ou não) de cumprir tudo o que desejam.

Além do jogo, a campanha também publicou uma página no Instagram (@jogotictac) que traz posts, enquetes e stories retratando a temática de tempo na sociedade ultrarápida, além de relatos de jovens sobre sua experiência com o tempo. Com linguagem questionadora, as postagens oferecem um momento de reflexão pessoal sobre o uso do tempo.

Foi criado, também, um site (https://contatojogotictac.wixsite.com/tictac) onde todos os componentes do jogo podem ser baixados e impressos para replicação em outros ambientes. Com foco principalmente no ambiente corporativo, o download do jogo pode ser aplicado nos treinamentos de gamification de empresas que possuem o público-alvo (jovens-adultos) como colaboradores.

O grupo é composto pelos alunos Amanda Chaves, Amanda Raviny, Emanuelle Torres, Emanuel Sousa, Felipe Candido e Vivian Sakahara do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o trabalho é parte das atividades da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda, conduzida pelos docentes Alan Góes e GlíciaPontes.

O jogo será lançado nesta quarta-feira, 21 de novembro de 2018, na Biblioteca Pública Dolor Barreira. A ação iniciará às 17h30min e os presentes poderão jogar em um local ambientado com a campanha. Além disso, acontecerá um peptalk (uma pequena palestra) com o professor Chico Neto, também docente do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, falando sobre o equilíbrio entre as rotinas de trabalho e a busca por bem-estar no dia-a-dia.

 

Serviço:

Lançamento do jogo e da campanha Tic-Tac: A escolha é sua!
Data e Horário de lançamento do jogo: 21 de Novembro de 2018 às 17:30 | Local: Biblioteca Pública Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica) com peptalk  do Professor Chico Neto
Instagram: @jogotictac

Tagged in:
,

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles