guia da fonte

Profissionais de Comunicação de instituições que compõem o Sistema de Justiça no Ceará lançam o Guia da Fonte, publicação que reúne estratégias e dicas para aperfeiçoar o relacionamento de membros das instituições com a imprensa.

O guia contém 20 cards com textos breves e objetivos abordando linguagem adequada a cada tipo de canal de comunicação, uso de redes sociais, comportamento diante das câmeras e estratégias para transmitir informações com mais eficiência, entre outros temas.

Para a elaboração do material, os profissionais de Comunicação buscaram referências em manuais já utilizados no mercado e na experiência do próprio grupo em redações de jornal, TV, rádio e internet.

“O aperfeiçoamento da relação com a imprensa torna mais eficaz a prestação de informações aos cidadãos”, ressalta Wanderson César, analista de Comunicação Social do Ministério Público Federal (MPF). O profissional destaca ainda que, mesmo com o advento da internet e das mídias sociais, a imprensa continua exercendo importante papel como canal para o exercício da comunicação pública.

Outros dez profissionais do Sistema de Justiça estão envolvidos na coordenação da iniciativa inédita. “Nós identificamos demandas que afetam as ações de comunicação de todas as instituições de forma semelhante e que podem ter soluções elaboradas conjuntamente”, explica Bianca Felipsen, assessora de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Reginaldo Aguiar, do Ministério Público do Ceará (MPCE), destaca também que a parceria potencializa o trabalho das assessores, que muitas vezes contam com equipes enxutas para tocar as tarefas atribuídas aos setores da área.

Integram parte da rede de colaboração assessores de comunicação dos seguintes órgãos: Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DP-CE), Justiça Federal no Ceará (JFCE), Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT/CE), Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e Ministério Público Federal (MPF).

Além disso, no fim deste mês deverá ser realizado o primeiro evento de capacitação e network da área.

About the Author

Joelma Leal

Jornalista, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e especialista em Gerência Executiva de Marketing - Cetrede/UFC. Assessora de comunicação do Grupo O POVO. Titular da coluna Layout, publicada às sextas-feiras, no O POVO, e editora-adjunta do Anuário do Ceará, composto pela publicação impressa, site e especiais para TV. Apresentou o programa Faixa Conexão Layout, da TV O POVO.

View All Articles