Marina Colasanti, escritora (Foto: divulgação)

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que começa na próxima sexta-feira, 14, terá dezenas de escritoras em palestras, diálogos e lançamentos. O Leituras da Bel destaca quatro autoras imperdíveis que fazem parte da programação do evento. Conceição Evaristo, Marina Colasanti, Isabel Lustosa e Ana Miranda. A Bienal acontece no Centro de Eventos do Ceará e tem entrada gratuita.

Conceição Evaristo
Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial, de gênero e de classe. Na terça-feira, 18, às 15 horas, ela estará no Letra de Mulher, Novas Páginas, com o debate “Nenhum fogão, todas as estantes: mulheres e escrita afrobrasileira”. Na quinta-feira, 20, às 20 horas, ela dialoga com Kiusam de Oliveira sobre “Pessoas que transformam vida em palavras que dão vida”. E na sexta-feira, 21, às 18 horas, Conceição representa o Brasil em debate sobre “Mulheres na Literatura: territorialidade e resistência”.

Marina Colasanti
Escritora e jornalista, publicou mais de 30 livros, entre contos, poesia, prosa, literatura infantil e infanto-juvenil. É um dos nomes mais representativos da literatura nacional. Ela estará no domingo, 16, às 18 horas, em debate com Affonso Romano sobre “Quantos livros são necessários para contar as histórias de uma vida?”. Na segunda-feira, 17, às 18 horas, participa de conversa sobre “Entre labirintos e desmundos: a fantástica realidade literária”.

Isabel Lustosa
Pesquisadora de história e escritora. É especialista em história da imprensa e da caricatura brasileira. Estará na segunda-feira, 17, às 16 horas, no diálogo “Rachel de Queiroz, a ABL e os acervos vivos das academias”. Já na terça-feira, 18, a historiadora poderá ser vista, às 20 horas, em debate com Mary del Priore sobre “Histórias são vidas de pessoas revisitadas”.

Ana Miranda
Sua obra, com cerca de 30 livros, tem sido matéria de estudos na área acadêmica. A autora cearense recebeu prêmios, teve sua obra traduzida em cerca de 20 países, e conquistou expressivo número de leitores no Brasil. No domingo, 16, às 20 horas, ela estará em debate com Paulina Chiziane sobre “Mundos femininos, palavras universais”. Já na segunda-feira, 17, às 17h30min, participa do projeto Conto de escola do III Salão do Professor. No mesmo dia, às 18 horas, estará no Letra de Mulher, Novas Páginas com o debate “Entre labirintos e desmundos: a fantástica realidade literária”.

Leia mais
Veja outros destaques da Bienal

Serviço
XII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 14 a 23 de abril
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita
Veja a programação completa: bienaldolivro.cultura.ce.gov.br/

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles