O que é preciso para “Tomar Corpo”? Esse é o mote do livro de mesmo nome que chega ao mundo através da editora Jandaría. A obra, que tem organização e curadoria da escritora Lucila Mantovani, reúne 25 autoras que vivenciaram a residência artística Kaaysá Art Residency – praia de Boiçucanga e escreveram sobre a auto-percepção e a criação à partir do corpo.

O livro foi composto a partir da experiência em que todas participantes estiveram juntas, convivendo, escrevendo, comendo e dançando na residência. As autoras selecionadas para o projeto participaram de oficinas, atividades e bate-papos liderados por Barbara Nickel e Mariana Bandarra do projeto “Talvez seja isso”, Mariana Félix do projeto “Cicatrizes”, Lizandra Magon de Almeida da Editora Jandaíra, Lucila Mantovani do projeto “Tomar Corpo”, Dora Selva do projeto “Viva Pelve”, Ingrid Tabares, da pós em escrcita do Instituto Vera Cruz e Sheyla Smanioto, do projeto “99% inspiração”.

De acordo com a curadora, a pluralidade de corpos, etnias e costumes foi um ponto interessante de ser observado durante o período. Além do livro, foi produzido também um filme sobre a imersão, que ficará disponível online durante o período de lançamento.

A imersão “TOMAR CORPO_Poesia” faz parte de um projeto criado pela escritora Lucila Mantovani que tem como foco a auto-percepção e a criação à partir do corpo. O encontro de quatro dias junto à natureza aconteceu em novembro de 2019 na Kaaysá Art Residency – praia de Boiçucanga. Reuniu poetas de diferentes partes do Brasil, origens, idades, cores de pele, preferências sexuais e realidades.

 

A publicação conta com a participação de 25 autoras, entre oficineiras, organizadoras e residentes da imersão. O projeto gráfico é da artista Diana Salu. Abaixo o nome de cada uma das participantes: Bárbara Maçanares, Branquinh@, Camilla Loreta, Carolina Hidalgo Castelani , Dayane Ferreira, Diana Salu, Dora Selva, Fabrina Martinez, Gabrielle de Castro Albiero, Gabriela Guaragna, Ingrid Tabares, J. Lo Borges, Juliana Fagundes Pithon, Lizandra Magon Almeida, Luci Gonçalves, Lucila Losito Mantovani, Maria Carolina Machado, Mariana Bandarra, Mariana Félix, Nicole Didio, Nina Berreto, Pilar Bu, Priscilla Menezes, Regina Nascimento e Sheyla Smanioto.

Editora Jandaría

Fundada pela jornalista, tradutora e poeta Lizandra Magon de Almeida, a Editora Jandaíra é uma editora que vem dando visibilidade a mulheres em diversos segmentos, além de projetos inclusivos e revolucionários como a coleção Femisnismos Plurais, o selo Ferina, entre outros.

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles