Foto mostra mãos utilizando um notebook sobre uma mesa. Simula e-mail marketing

Foto: Memin Sito / Pixabay

Entenda como a ferramenta auxilia no momento de estreitar a comunicação da sua empresa com os clientes

Trabalhar diferentes estratégias de relacionamento e venda é base para qualquer empresa que busque se destacar no mercado. Dentro das abordagens atuais, o direcionamento a perfis variados de clientes é a forma mais indicada de manter um relacionamento personalizado com cada um. Dessa forma, uma das abordagens que vem ganhando espaço é o e-mail marketing. A prática pode estar alinhada a uma estratégia de ofertar conteúdo relevante ao público, como forma de se manter presente em uma agenda semanal, diária ou mensal, dependendo do planejamento.

Para o analista Alisson Gomes*, essa ferramenta pode estreitar o relacionamento entre o empreendedor e o público alvo, pois a empresa passa a ser mais lembrada pelo cliente. Além de ser possível trabalhar estratégias de venda que podem fazer com que o cliente passe a comprar mais produtos ou algum outro valor agregado. “O e-mail marketing é um canal não só de venda, mas de relacionamento por meio de entrega de conteúdo de valor que o comprador esteja interessado em receber, respeitando os limites da escrita e leitura. É importante que os conteúdos sejam sempre relevantes e não caiam no spam dos clientes.”

É interessante que o profissional responsável entenda qual estratégia de e-mail marketing que vai adotar para os clientes ou para determinado grupo, pois perfis diferentes exigem estratégias distintas, afirma Alisson. “A pessoa precisa compreender o cliente para pensar no título, corpo do e-mail e em termo de conteúdo, para depois partir para as ferramentas. Ela deve ter a visão holística, não somente de um view, mas da jornada. Com qual frequência você vai se relacionar, interagir e enviar e-mais.” O analista aponta que há algumas opções gratuitas no mercado, como o Mailchimp, que oferece diversas configurações e uma versão gratuita para determinado volume de e-mails.

Para o analista, os consumidores estão cada vez mais seletivos quanto a quem deseja receber e-mail, mas quando a empresa oferece conteúdo relevante há maior possibilidade de fechar negócio e fidelizar os clientes. “É uma porta de entrada não apenas para conquistar o público-alvo, mas para fidelizá-lo e manter-se próximo.” Alisson aponta que é importante entender quais são as métricas, cliques obtidos ou a implantação de opt out, a função que permite que o cliente saia da lista de e-mail marketing. O analista indica ter cuidado com os envios em massa. “A audiência deve ser formada em ação ética, idônea e entregue conteúdo que não seja só venda.”

Planeje utilizando a ferramenta:

  • Entenda o seu perfil de clientes;
  • Quais são seus hábitos e comportamentos;
  • Identifique qual o valor seu produto entrega;
  • Pense quais serão as estratégias usadas no e-mail, qual será a frequência que você vai trabalhar. Se for utilizar links, é importante que use rastreadores para entender se o cliente acessou o e-mail e chegou a página;
  • Respeite o cliente dando a ele a opção de sair da lista, no momento em que desejar.
  • É importante ver quem está mais engajado e passar a interagir com esse público mais propenso a fechar negócio e nutrir esses clientes que ocasionalmente entram em contato com você.

Tipos de E-mail Marketing

  • E-mail marketing de relacionamento: são os que a empresa se conecta com o cliente e entrega conteúdos relevantes. Nesse modelo, podem-se incluir datas comemorativas, como o aniversário de cadastro com a empresa.
  • Os promocionais: são voltados para a realização de campanhas específicas.
  • E-mails sazonais e direcionais a vendas
  • Os de sistemas são os que auxiliam os usuários durante determinada solicitação específica, e devem ter atenção para oferecerem todas as informações que naquela etapa o usuário precisa.

Alison Gomes* é analista do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE)

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