Mochila Radical

Segunda edição do Festival de Esportes Aquáticos acontece em Amontada 

878 1

Festival de esporte saquáticos de amontada 2019

  1. Abertura do Festival de Esportes Aquáticos de Amontada 2019. Homenagem especial do coletivo Humanáuticos para a Asup – Ce.

O turismo e os esportes aquáticos estão cada vez mais conectados na região de Amontada, no litoral do Ceará. No último fim de semana de maio, a localidade foi o cenário para a realização da segunda edição do Festival de Esportes Aquáticos de Amontada, promovido pela Associação de Stand up Paddle do Ceará (Asup Ce). O evento reuniu família, amigos, amadores e atletas da modalidade Sup para competições, remadas recreativas e ações ecológicas em conjunto com a comunidade local.

>>Inscrições abertas para primeira Beach Run Brasil Paracuru<<

>>>>>Festival de Esportes Aquáticos de Icaraizinho de Amontada 2018<<<<<<<<<<<<

>>>>>Festival de Stand Up Paddle de Icarazinho de Amontada 2017<<<<<<

>>>>>Dica de hospedagem em Icaraizinho de Amontada<<<<<<<

A região de Amontada contempla paisagens lindas e quase selvagens. A calmaria e a vasta natureza são os principais atrativos do local. E foram as belezas naturais traduzidas em mar (Icaraizinho de Amontada), lagoa (Flexeiras) e rio (Aracatiaçu, em Moitas), além das ótimas condições para a prática do Sup, que despertaram a atenção da turma do Sup.

O Festival de Esportes Aquáticos de Amontada entrou para o calendário oficial de atividades do município e é um marco para o turismo e esportes da região. O evento chamou atenção de grandes marcas e recebeu apoio de empresas como a marca de água Indaiá, que garantiu a hidratação dos participantes durante todos os dias do festival.

 

Melhores momentos:

Na sexta (25), a turma do coletivo Limpando o Mundo, liderada pelo educador ambiental Juacir Araújo, organizou uma ação ecológica de recolhimento de lixo na praia que contou com a presença das crianças da escola municipal de Amontada. O objetivo da iniciativa foi conscientizar a comunidade local sobre a conservação do meio ambiente. A quantidade recolhida foi muito grande e alerta para a importância de ações como essas junta comunidade local. Garrafas plásticas, canudos, sacolas e diversos materiais  foram recolhidos e encaminhados para reciclagem.

No sábado de manhã (26), os participantes se reuniram para uma remada recreativa no Rio Aracatiaçu, em Moitas. Em seguida, na parte da tarde, as competições Kids, Junior e Desafio Amar Amontada, que contemplou as modalidades de SUP, corrida e natação, aconteceram com a participação dos moradores locais e foram realizadas na praia de Icaraizinho.

Para confraternizar, os participantes marcaram presença na Petiscaria da Vila, barzinho aconchegante que é o point de Icaraizinho, e prestigiaram o projeto musical Água de som.

Para a empresária local Isabelle Barros, o evento esportivo é uma ótima oportunidade para a economia da região: “o evento também contribui muito com o trade turismo, pois o festival é feito durante a baixa temporada. Isso movimenta o local. As pessoas de outras cidades participam. Considerando que a praia é dedicada naturalmente à prática de esportes aquáticos, a turma do Stand Up Paddle veio pra somar. Juntos, somamos atividades turísticas, relacionamentos e movimentamos a economia local. Comunidade, esporte e Turismo juntos”.

A empresária também destaca: “sempre é um prazer receber essa galera de vibe tão positiva pelo 3º ano consecutivo. Não é só uma simples remada, mas também um trabalho que envolve a comunidade. As atividades de importância da limpeza e organização da praia são essenciais”.

Turma reunida no Rio Aracatiaçu, em Moitas.

O domingo (27)  foi o dia de competição na modalidade de Fun Race e de Race adulto na Lagoa das Flexeiras.

Para psicóloga Luciana Romano, a região de Amontada é linda e em especial a praia de Icaraizinho ganhou um charme a mais por conta do festival.”A segunda edição foi bem organizada e os passeios contemplaram muito bem a natureza de Amontada. O objetivo desse festival é contemplar as belezas naturais e fazer coisas que vão além do esporte, como fazer novas amizades. Eu vejo o pessoal da Asup como uma grande família. São pessoas que se ajudam. É por isso que eu sou associada da Asup. Sempre tem carona, prancha e hospedagem pra todo mundo. Não falta nada pra ninguém. Eles visam algo bem maior que o esporte: amizades e calor humano. E isso é muito importante”, afirma a psicóloga.

Luciana Romano e família.

A paulista também destacou que, apesar de ter sentido falta do envolvimento das autoridades locais no evento, a participação da população local e da iniciativa privada fortaleceram ainda mais o festival.

De acordo com a supista, o apoio das associações de moradores e pousadas locais foram imprescindíveis. “Os estabelecimentos nos receberam muito bem. A cerveja estava bem gelada e as comidas da região muito bem feitas. Tem tudo para virar um festival ainda maior. Gostei de ver o pessoal local e as associações alinhados com o ideal de um turismo mais justo e mais sustentável. Isso é um grande passo. Um turismo sustentável. De forma limpa e honesta”, concluiu a psicóloga.

Confira a galeria de fotos📸 por Natália Fonteles, Marcos Júnior (@jrclicks), Juacir Araújo e Asup CE):

 

Amontada/ Confira os resultados:
  • Fun Race kids (Feminino):

1º Layla Paulino

2º Jennifer Goncalves

  • Fun Race kids (Masculino):

1º Pedro Henrique

2º João Pedro

3º João Pedro Sousa

  • Fun Race Júnior (Feminino):

1º Julia Máximo

2º Mirella Cardoso

3º Tamires Teixeira

  • Fun Race Júnior (Masculino):

1º Raul Diniz

2º Rafael Romano

3º Francisco Rayan

  • Fun Race (Feminino):

1º Claudinha

2º Binha

3º Luciana Romano

4º Julia

  • Fun Race (Masculino):

1º Alan

2º Clylton

3º Biel

 

  • Race (Masculino):

 

1º Douglas Castor

2º Delano

3º Paulo Marcelo

4º Haroldo

 

Agradecimentos:

Asup Ce

Indaiá

Petiscaria da Vila

Pousada De Praia

1 comentário

  • Sylvia Melo disse:

    O festival foi um sucesso como nos anos anteriores, uma vibe muito boa por parte do participantes e da comunidade local. Parabéns a todos da organização, vcs foram perfeitos e muito obrigada a Natália pela cobertura maravilhosa e pela companhia agradabilíssima. Até nosso próximo evento!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × um =