A Praia do Cumbuco é considerada a Meca dos Ventos e está avançado nas iniciativas ambientais. (Foto: Divulgação Site da Prefeitura de Caucaia).

A Praia do Cumbuco é considerada a Meca dos Ventos e está avançado nas iniciativas ambientais. (Foto: Divulgação Site da Prefeitura de Caucaia).

As belezas naturais e a qualidade ambiental da praia do Cumbuco, em Caucaia, são atributos que atraem visitantes do mundo todo. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, apostou no potencial da praia e a candidatou, em julho de 2021, ao Programa Bandeira Azul, o maior prêmio ecológico internacional concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Na última quinta-feira, 2, os predicados do Cumbuco foram reconhecidos pelo júri nacional do Programa Bandeira Azul. Com isso, a praia se torna a única representante cearense concorrendo à certificação Bandeira Azul. A premiação está prevista para novembro.

> Podcast Cumbuco – praia selo Azul

No total, 40 locais na faixa litorânea brasileira foram indicados para a próxima etapa do prêmio, sendo 29 praias e 11 marinas. Para receber o selo Bandeira Azul, a praia precisa ter critérios como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

> Cumbuco é o ponto de chegada do Rally Piocerá 2023

Para a secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Albuquerque, essa nova etapa é o resultado de uma gestão mais presente e ativa. “É com muita alegria que recebemos a notícia que a Praia do Cumbuco é a primeira e única praia do Ceará a conseguir a aprovação nacional para a certificação da Bandeira Azul. Estamos desenvolvendo ações para torná-la um cenário ideal para o lazer, bem-estar e proteção ambiental e marinha”, destaca Yrwana.

> Airbnb destaca a praia Cumbuco, em Caucaia, como tendência do turismo nacional

Próximos passos

Os classificados pelo Júri Nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional Bandeira Azul, que se reunirá em setembro para a escolha dos contemplados. Os resultados serão divulgados na primeira quinzena de outubro. Em novembro, acontecerão as cerimônias de entrega da Bandeira Azul.

O júri nacional do programa era formado por representantes de seis entidades públicas e privadas ligadas ao setor do turismo. Na avaliação nacional, são considerados critérios como qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

Os destinos turísticos classificados pelo júri nacional terão a sua candidatura encaminhada ao júri internacional Bandeira Azul, que se reúne em setembro para a avaliação dos concorrentes. O resultado será divulgado em outubro e a cerimônia de entrega das bandeiras está prevista para novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Saiba Mais

Bandeira Azul é uma certificação ecológica, voluntária, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. Atualmente, apenas 18 praias brasileiras tem o título. Três delas na Bahia, as únicas do Nordeste.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

Confira as praias marinas indicadas para a certificação internacional:
Praia do Tombo – Guarujá, SP
Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
Praia da Conceição, Bombinhas – SC
Prainha, São Francisco do Sul – SC
Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
Praia Grande, Penha – SC
Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
Praia da Saudade, Penha – SC
Praia da Sereia, Vila Velha – ES
Praia do Sossego, Niterói – RJ
Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
Lagoa do Peri, Florianópolis – SC
Praia de Itaúna, Saquarema – RJ
Praia do Cerro, Barra Velha – SC
Praia do Sol, Barra Velha – SC
Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ
Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC
Praia do Cumbuco, Caucaia – CE
Praia Grande, São Francisco do Sul – SC
Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC
Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
Marinas Nacionais, Guarujá – SP
ICSC, Florianópolis – SC
Marina Kauai, Ubatuba – SP
Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC
Marina Itajaí, Itajaí – SC
Voga Marine, Ubatuba – SP
Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ
Iate Clube de Santos, Guarujá – SP
Marina da Conceição, Florianópolis – SC
Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles