Praia do Cumbuco (CE). Imagem: Eduardo Cardoso.

As belezas naturais da praia do Cumbuco e todo o seu entorno agora estão em destaque mais do que nunca. A praia, que fica no município de Caucaia, é a primeira praia cearense a receber a certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional ecológica concedida às praias, marinas e embarcações de turismo com gestão ambiental.  Isso se deve às ações de conscientização, ao trabalho de  manutenção da limpeza das praias e aos esforços para atender às normas internacionais de sustentabilidade. A certificação aconteceu na última segunda-feira (03).

> Praia do Cumbuco é a única a praia cearense indicada ao prêmio de certificação internacional Bandeira Azul

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos moradores do local e pela gestão atual representada pela Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT) e o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que integram o Comitê para cooperação técnica e administrativa para a aquisição do certificado. Para a secretaria da SETCULT de Caucaia, Yrwana Albuquerque, a chancela reconhece esforços feitos tanto no desenvolvimento do turismo local quanto na gestão ambientalmente sustentável: “costumo sempre dizer que turismo e meio ambiente devem andar juntos, e esse prêmio vem para comprovar que estamos no caminho certo unindo esses dois propósitos”, afirma.

> Caucaia institui selo para atrair nômades digitais para o Cumbuco em evento de sustentabilidade

Para Leandro Alves, presidente do IMAC, a premissa é garantir a segurança ecológica do litoral. “Nós executamos o maior diagnóstico até hoje apresentado ao Bandeira Azul no Brasil. Foram três pontos de análise em toda a extensão do litoral do Cumbuco, mais de 280 amostras, atestando excelente qualidade de água”, revela. Ainda de acordo com Leandro, a política de educação ambiental permanente em escolas municipais, comunidade e em toda a orla. Os destaques desse cuidado com o litoral do Cumbuco vem do monitoramento de ninhos de tartarugas, da coleta domiciliar, entre outras ações do órgão que foram primordiais na obtenção da certificação. “Isso torna a praia do Cumbuco a primeira do Ceará, e também a maior em extensão certificada pelo Bandeira Azul, com um total de 4 quilômetros”, finaliza.

Limpeza de praia na orla do Cumbuco. (Foto: divulgação Prefeitura de Caucaia).

Limpeza de praia na orla do Cumbuco. (Foto: divulgação Prefeitura de Caucaia).

Agora, o comitê relacionado à Bandeira Azul irá implementar mais uma série de ações com o objetivo de manter a certificação, tais como a instalação de lixeiras, postos de salva-vidas, mapeamento de banheiros com acessibilidade, placas informativas com a logo do Bandeira Azul, entre outras iniciativas. A cerimônia de certificação acontece em novembro.

Certificação Bandeira Azul

O selo Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

No total, 40 locais na faixa litorânea brasileira foram indicados para a próxima etapa do prêmio, sendo 29 praias e 11 marinas. Para receber o selo Bandeira Azul, a praia precisa atingir critérios como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Confira as praias marinas indicadas para a certificação internacional Bandeira Azul:

Praia do Tombo – Guarujá, SP

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

Praia de Itacimirim, Camaçari – BA

Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

Praia da Conceição, Bombinhas – SC

Prainha, São Francisco do Sul – SC

Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

Praia Grande, Penha – SC

Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC

Praia da Saudade, Penha – SC

Praia da Sereia, Vila Velha – ES

Praia do Sossego, Niterói – RJ

Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

Praia de Itaúna, Saquarema – RJ

Praia do Cerro, Barra Velha – SC

Praia do Sol, Barra Velha – SC

Praia do Forno, Armação de Búzios – RJ

Praia de Taquaras, Balneário Camboriú – SC

Praia do Cumbuco, Caucaia – CE

Praia Grande, São Francisco do Sul – SC

Praia do Ervino, São Francisco do Sul – SC

Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

Marinas Nacionais, Guarujá – SP

ICSC, Florianópolis – SC

Marina Kauai, Ubatuba – SP

Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC

Marina Itajaí, Itajaí – SC

Voga Marine, Ubatuba – SP

Iate Clube de Santos, Angra dos Reis – RJ

Iate Clube de Santos, Guarujá – SP

Marina da Conceição, Florianópolis – SC

Yacht Clube da Bahia, Salvador – BA

About the Author

Natália Fonteles

Jornalista, apaixonada por boas histórias, viagens e esportes radicais. Siga me nas redes sociais: @mochilaradical e @oceanicos_ce

View All Articles