Grupo Lider Sertões de Crateús e Inhamuns (Foto: Divulgação)

Por meio de uma parceria entre o Escritório Regional do Sebrae Ceará e lideranças regionais dos setores público, privado e terceiro setor, a região dos Sertões de Crateús e Inhamuns receberá um impulso na economia. É que, no próximo dia 25, será apresentada a Agenda de Desenvolvimento Estratégico da Região, um plano econômico oriundo do Programa LIDER que reúne ações para alavancar o progresso de 12 municípios cearenses.

Essa é a terceira Agenda LIDER desenvolvida no Ceará. As duas primeiras ocorreram nas regiões da Ibiapaba e do Baixo Jaguaribe. Desta vez, inicialmente, serão contempladas as cidades de Aiuaba, Arneiroz, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Santa Quitéria e Tauá.

Segundo Luís Gonçalves, articulador do Sebrae na Região, o plano tem como intuito construir uma visão de futuro para os municípios com macro-objetivos até 2040, com foco no desenvolvimento sustentável e nas oportunidades locais. “Tão importante quanto um bom planejamento é ter lideranças preparadas e engajadas na missão de levar o planejamento adiante, e por isso buscamos oferecer essa qualificação”, pontua o gestor.

A agenda nasce de um esforço coletivo. No último ano, 40 lideranças dos municípios escolhidos se encontraram mensalmente para propor soluções e traçar metas que beneficiem os setores do comércio, indústria e rural, tendo três eixos como base: agronegócio, infraestrutura e educação empreendedora. Fortalecer o polo de Ensino Superior também é uma das metas do programa. “Queremos tornar a região dos Sertões o lugar certo para viver e empreender”, destaca Luís.

O que a agenda propõe?

Segundo Luís Gonçalves, o programa apresentará metas com foco na geração de emprego e renda, ampliação dos negócios e profissionalização da cadeia produtiva. As ações buscam agregar valor a produtos e serviços já característicos da Região, como os oriundos da apicultura e da ovinocaprinocultura. “Com a agregação de valor, conseguiremos trabalhar mais intensamente não só o mercado externo, mas também o interno, que ainda tem muito potencial”, lembra o articulador.

Apesar de focar em 12 municípios, as iniciativas visam contribuir também com a economia dos outros seis municípios dos Sertões de Crateús e Inhamuns. O evento de apresentação do plano ocorrerá no Buffet Ouro Verde, no bairro São José, em Crateús, a partir das 19 horas. O público-alvo é composto por educadores, gestores municipais e estaduais e lideranças de instituições que fomentam o desenvolvimento.

SERVIÇO

Evento de lançamento da Agenda LIDER da Região Sertões de Crateús e Inhamuns

Quando: Segunda-feira, 25 de julho

Horário: 19 horas

Endereço: Buffet Ouro Verde – Rua São José, 168, São José – Crateús/CE

LEIA MAIS | Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae qualifica 350 pequenos negócios