Sílvio Moreira é o gestor estadual do Selo de Qualidade Empresarial (Foto: Divulgação)

Após uma pausa ocasionada pela pandemia, o programa de capacitação do Selo de Qualidade Empresarial do Sebrae retornou às atividades em 2022 repaginado, com ampliação dos segmentos econômicos atendidos. Há mais de duas décadas, o projeto atende os setores de Alimentação Fora do Lar, Turismo e Eventos do Ceará, por meio de consultorias e da qualificação dos negócios locais. Nesta edição, que teve 350 inscritos, um recorde para o programa, os setores de Reparação Automotiva e Saúde e Bem-Estar também passaram a ser contemplados.

“Antes, o programa era muito focado na qualidade do serviço e na operação da empresa. Agora, além desses fatores, também abordamos questões como gestão financeira, de pessoas, gestão estratégica e muito mais”, explica o gestor estadual do projeto, Sílvio Moreira. O programa tem como objetivo acompanhar as empresas inscritas por um período de até oito meses, através de avaliações e consultoria técnica para o aperfeiçoamento do negócio.

Ao todo, o Sebrae analisa seis eixos em cada negócio: melhoria e inovação, sustentabilidade, gestão estratégica, foco no cliente, operação e biossegurança. A cada avaliação, as empresas atingem um dos três níveis de excelência – prata, ouro e diamante – e, caso queiram avançar em algum aspecto, podem ter acesso a uma consultoria no eixo a ser melhorado para conseguir a certificação em um nível melhor.

Em 2022, o número de inscritos aumentou em 40% em relação à edição de 2019. Com a ampliação, empresas como oficinas mecânicas, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios, academias, boxes de crossfit e salões de beleza também tiveram a chance de se capacitar e aperfeiçoar seus processos de gestão e resultados. A ideia é que, em 2023, uma nova edição do projeto seja realizada, contemplando um número ainda maior de micro e pequenos negócios cearenses.

“Com o programa, o empresário é levado a refletir sobre diferentes aspectos do seu negócio, levando a empresa a um novo nível de maturidade gerencial”, explica Sílvio Moreira. “Além disso, quando o empreendedor investe em melhorias, o cliente percebe, fica satisfeito e acaba indicando a empresa para outros clientes – ou seja, todo mundo ganha”.

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