Renan da SuperNova Games, Gabriel Luis da Rastrolabs Game Studio, Rayanne Reveg do Studio 85 – Indie Game Studio, Daniel Portela do Guildsight Game Studio, Arison Heltami da Gameplan e Presidente da Ascende Jogos e Francisco Rodrigo S Batista Gestor de Programas e Startups no Sebrae/CE

O Ceará tem pelo menos três principais motivos para ser referência na indústria de games do País. O primeiro é o seleiro de talentos que existe no Estado, afirma o analista da Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, Rodrigo Batista. A formação universitária é densa, além do curso Sistema de Mídias Digitais da UFC existem inúmeros outros cursos de pós-graduação e formação em universidades particulares, com qualidade reconhecida em todo o País. Outro ponto que Rodrigo destaca é a criatividade do cearense. “É visível numa missão de negócios o nosso diferencial, a gente percebe que nos países estrangeiros, há muito dinheiro e pouca criatividade, aqui é contrário, temos pouco dinheiro e muita inventividade”, avalia. O terceiro ponto é nossa realidade social como um combustível de produção, as diferenças sociais, as problemáticas, quando transformadas em games por quem vive ganha destaque no mercado.

Para impulsionar essa capacidade de realização do Ceará, o Sebrae/CE desenvolve o Programa Sebrae de Games que tanto capacita como desenvolve empresas. São diferentes ações de fomento ao surgimento de novos negócios e apoio ao desenvolvimento das empresas existentes no Estado; capacitação e qualificação de profissionais e empreendedores; articulação institucional; atração de investimentos e promoção da produção local.

BIG Festival

Uma das mais recentes ações para impulsionar o desenvolvimento dos games no Estado foi uma missão empresarial que possibilitou a ida de seis empresas cearenses para participar do BIG Festival, o mais importante festival de jogos independentes da América Latina, realizado de 7 a 10 de julho em São Paulo.

De acordo com Rodrigo Batista, as empresas participantes foram a Gameplan.DEV, Lumo Entertainment; RastroLabs: Studio 85; Supernova Games e Guild Sight. “A participação destas empresas foi importante porque elas tiveram a oportunidade de estabelecer conexões que podem ajudar a gerar negócios e atrair investimentos para o Ceará”, afirmou Rodrigo.

Somando os seis estúdios foram realizados mais 100 matchmakings/conexões, reuniões com investidores.  E a expectativa, segundo o analista do Sebrae/CE, é de um retorno sobre o investimento que supera quase 100 vezes o valor investido nos custos da missão. “Todos os estúdios assinaram protocolos e minutas com cartas de intenção para fechamento de negócios com um ticket médio de 50 mil dólares por contrato”.

Se você já é um estúdio de desenvolvimento tem uma boa oportunidade de participar da parceria que o Sebrae desenvolve com a Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende Jogos). “É importante que você o faça para ficar dentro do Radar da Ascende que traz uma série de benefícios, benchmark com outros estúdios, hoje já são 16 empresas associadas”, analisa Rodrigo.

Novos games

Para quem está começando na carreira de desenvolvedor, o programa Sebrae Developers capacita e orienta. O objetivo do programa é ajudar os jovens cearenses a conhecerem e darem os primeiros passos na Indústria de Desenvolvimento de Games.

“Estamos na terceira edição do Sebrae Developers, desses dois últimos nasceram grandes sucessos, pessoas que já comercializam seus jogos. Um case é o jogo educativo, Meu dinheiro meu negócio, da gametech Gameplan, que foi publicado e já tem vários downloads. Chegou a concorrer ao prêmio Big Awards em 2022”, conta Rodrigo.

As inscrições para o Sebrae Developers abrem em agosto pelo site do Sebrae.

Outros projetos do programa Sebrae Games é realizar no segundo semestre deste ano uma missão internacional e trazer para Fortaleza, em novembro, um encontro com as principais associações de games do País.

Ecossistema de Games do Ceará

Mapeamento realizado em 2020 pelo Sebrae/CE em parceria com a Ascende Jogos identificou no Ceará:

– Mais de 350 Profissionais Mapeados no Estado

– Cerca de 28 Arranjos Produtivos Estruturados Mapeados

– 16 CNPJs Mapeados

– Mais de 70 Projetos Desenvolvidos Mapeados em 2020

– Desenvolvimento para Brasil, América Latina, América do Norte, Europa e Ásia

– Mais de R$ 3 milhões em Faturamento Mapeado no ano de 2020

Saiba mais

Conheça os sites e jogos dos Estúdios Cearenses:

  1. Gameplan

Site: https://gameplan.com.br/
Jogo: https://play.google.com/store/apps/datasafety?id=com.gameplanja.meudinheiromeunegocio

2. Rastrolabs Game Studio
Site: https://rastrolabs.com/
Jogo: https://store.steampowered.com/app/1829270/RoadOut/

3. SuperNova Games
Site: https://supernova.games/
Jogo: https://store.steampowered.com/developer/supernovagames

4. Guildsight Game Studio
Site: https://www.guildsight.com/
Jogo: https://guildsight-game-studio.itch.io/lost-colors

5. Studio 85 – Indie Game Studio
Site: http://www.studio85.games/
Jogo: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.Studio85.FarmBreak&hl=pt_BR&gl=US

6. Lumo Entertainment
Site: https://www.lumoentertainment.com/
Jogo: https://store.steampowered.com/app/1746700/The_Alchemist_Shop_An_Apprentices_Life/

Tagged in: