Germano Parente comenta sobre a 16ª edição do Enel, que premiou quatro produtores do Estado (Foto: Divulgação)

Quatro produtores do Baixo Jaguaribe e do Sertão Central do Ceará tiveram seu trabalho reconhecido com medalhas no XVI Enel – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, realizado em Vitória da Conquista (BA) neste mês. Ao todo, 90 expositores de alimentos e insumos agrícolas participaram do evento, que tem como objetivo promover capacitação, inovação, tecnologia e oportunidades de negócio.

Os cearenses se destacaram no Concurso Nordestino de Queijos e Produtos Lácteos, que analisa a qualidade dos serviços e produtos de pequenas indústrias da Região. O produtor quixeramobinense Karlos Antonio Holanda Martins levou duas medalhas de ouro, uma pelo queijo Conselheiro e outra pelo Casca do Sertão. O produtor, dono da marca “Queijo do Tonho”, ainda levou uma medalha de prata pelo queijo Barrocas.

A produtora Fabilla Cristianny Aquino Diógenes, do Baixo Jaguaribe, também foi premiada: levou duas medalhas de prata, com os queijos Segredo e Quandu, e uma medalha de bronze, com o queijo Sertão. Já o empresário Marcelo de Oliveira Guimarães recebeu uma medalha de prata pelo queijo Terra da Luz e a empreendedora Francisca Izaína Diógenes Peixoto, uma de bronze pelo queijo Mateus.

Os quatro premiados são atendidos pelo programa AgroNordeste, desenvolvimento pelo Banco do Nordeste em parceria com o Sebrae Ceará. Segundo Germano Parente, gestor estadual do projeto, o segmento leiteiro é um dos principais segmentos do agronegócio cearense, “talvez a cadeia mais importante”, e por isso foi uma das categorias consideradas prioritárias pelo programa, que visa acelerar o desenvolvimento e aprimorar a qualidade dos negócios cearenses.

“O grande legado dessa premiação é que ela mostra ao produtor que ele tem um processo e produto de qualidade, pois é um concurso extremamente técnico, que avalia com muita precisão. Quem é premiado recebe um sinal de que está no caminho certo”, comenta Germano. O encontro também visa capacitar os produtores, com oficinas e palestras, e estimulá-los a profissionalizar os processos.

Potência econômica

Só no ano passado, 840 milhões de litros de leite foram produzidos no Ceará. O Estado também se destaca em relação ao número de queijarias: são pelo menos 2,5 mil unidades, sendo que muitas delas ainda operam na informalidade. 

A premiação oferecida pelo Enel é, então, uma possibilidade de mostrar ao cliente que o produto comprado é de qualidade. “Como quem vence recebe um certificado, o produtor pode usar esse selo no produto, colocando a marca em evidência”, destaca Germano.

LEIA MAIS | Vantagens de participar do edital de Soluções Educacionais de Terceiros do Sebrae