Alice Mesquita, articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae Ceará, dá dicas práticas para o sucesso dos negócios na Copa

Este é ano de Copa do Mundo, evento que mobiliza o coração dos brasileiros. Frente a essa grande onda de alegria e emoção, a Copa também é uma oportunidade para pequenos negócios surfarem na onda e aumentarem as vendas. Especialista no assunto, a articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae Ceará, Alice Mesquita, dá dicas para os empresários que não querem ficar de fora dessa festa.

Ao contrário das competições anteriores, a Copa do Mundo 2022 será realizada no fim do ano, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. O objetivo é poupar os participantes das altas temperaturas do verão no Catar, onde o evento será sediado. Devido a nova data, Alice alerta aos pequenos negócios que se preparar para essa Copa pode ser desafiador,  em função da proximidade das festas de fim de ano.

Mas anote:

1 – “Primeiro, é preciso fazer um planejamento em termos de mix de produtos e quantidades considerando o público-alvo, tendências e o histórico de vendas em períodos anteriores, não esquecendo que neste ano essa venda estará concorrendo com a venda dos produtos típicos das festividades natalinas. Assim, a criatividade será fundamental para unir o tradicional verde e amarelo da Copa com o vermelho, verde e dourado do Natal”, aponta a articuladora.

2 – Os setores de decoração, brindes, vestuário e alimentação são os que mais podem se beneficiar do evento. Outro ponto importante é ter um planejamento para não se perder no ‘momento certo’ da venda. “Para as empresas de decoração e brindes, por exemplo, as vendas começam bem antes da data dos jogos. Já nas áreas de alimentação e entretenimento, o aquecimento será no dia dos jogos”, explica.

Mais dicas para lucrar durante a Copa do Mundo

  • Esteja atento às datas em que ocorrerão os jogos do Brasil para definir estratégias de vendas
  • Preze sempre pela qualidade e inovação, procurando ter produtos atrativos
  • Cuide das redes sociais com uma comunicação que engaje
  • Aposte na preparação visual. O ideal é deixar o ambiente agradável e fazer com que os próprios consumidores promovam a empresa e os produtos como instagramáveis.