Negócios sustentáveis: um par de mãos brancas segura uma muda de planta.

Sustentabilidade se tornou fator essencial para consumidor (Foto: Noah Buscher/Unsplash)

A sustentabilidade é uma das principais tendências nos negócios atualmente. E as micro e pequenas empresas são protagonistas nesse cenário. Um estudo realizado com 1.887 empresários pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade constatou que quase 90% dos participantes concordam com a relevância desses negócios no desenvolvimento sustentável brasileiro.

O gerente do Sebrae em Fortaleza e região metropolitana, Pedro Silva, acredita que a sustentabilidade se tornou uma tendência devido ao alto nível de exigência dos consumidores nos dias de hoje. Para ele, esse público tem optado por empresas que agregam aos seus produtos e serviços a temática de sustentabilidade e demonstram consciência para o tema.

Segundo o especialista, vão se destacar empresas que tenham uma agenda de sustentabilidade. “Quem está mais preparado para adotar práticas sustentáveis com certeza parte na frente no mercado. Temos uma pesquisa que mostra que a sustentabilidade é importante para 82% do público brasileiro. A sociedade vem cobrando isso dos entes econômicos e políticos”, indica Pedro.

Nesse cenário, preparar micro e pequenas empresas para adotar práticas sustentáveis permite que elas possam agir positivamente no meio ambiente e na sociedade. De acordo com o gerente, o pequeno negócio representa 90% das quase 20 milhões de empresas ativas no Brasil, sendo responsável pela empregabilidade de 60% da população ativa e impactando de uma forma muito relevante o PIB brasileiro.

Além de serem parte fundamental da economia brasileira, pequenos negócios têm vantagens para a adoção de mudanças que representam diferenciais competitivos. Isso porque apresentam enorme capacidade de adaptação ao mercado, podendo reagir de imediato às mudanças de cenário e tomar decisões mais rápidas do que grandes empresas.

O que é um negócio sustentável

A sustentabilidade dos negócios deve estar contida em três eixos: o eixo ambiental, o eixo econômico e o eixo social. Assim, para que um negócio seja sustentável, ele precisa ter a capacidade de se sustentar financeiramente, gerar lucro e contribuir para a renda dos seus sócios, administradores e funcionários, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das comunidades impactadas por esse por esse negócio.

Vantagens de ser um negócio sustentável

  • Conquistar uma imagem mais positiva da empresa;
  • Conseguir fidelizar o seu cliente. Hoje, o público vê em práticas sustentáveis uma possibilidade de definir sua decisão de compra;
  • Maior facilidade de adquirir crédito, e um crédito diferenciado;
  • Reduzir os custos, já que as empresas sustentáveis acabam revendo processos e diminuindo perdas.

LEIA MAIS | Rota Costa dos Ventos: novo destino turístico do Ceará reúne atrações de 9 municípios