Uma mulher aponta para um mural de post-its enquanto dois homens e uma mulher observam atrás. Ela é uma jovem negra, tem cabelos pretos e ondulados e sorri.

Segundo o estudo, mulheres dominam áreas de Diversidade e Inclusão e Planejamento Público (Foto: Adobe Stock)

O Sebrae lançou, no último dia 29, um levantamento feito em 2021 com o intuito de compreender os perfis de liderança nas pequenas empresas e como a instituição pode aperfeiçoar pontos fortes e preencher lacunas. A pesquisa, intitulada “Lideranças brasileiras: perfis que impactam o ambiente dos pequenos negócios” foi feita pelo Polo de Liderança Sebrae em duas etapas. 

Na fase quantitativa, mais de mil empreendedores participaram; já na qualitativa, foram feitas entrevistas com 99 dos empreendedores, com atenção a recortes de gênero, faixa etária e escolaridade. Segundo Ana Virginia Milhome, analista de negócios do Sebrae Ceará, o estudo permitirá que as capacitações ofertadas pelo Polo de Liderança da entidade sejam enriquecidas, possibilitando o fortalecimento dos micro e pequenos negócios. 

“A pesquisa é importante para identificar as maiores necessidades de desenvolvimento e para o Sebrae é fundamental a  proposição de ações e programas que atendam a estas demandas”, explica a analista. A partir dos resultados, os empresários também poderão fazer um “autodiagnóstico” de seus desafios e potencialidades, de forma a reestruturar ou manter decisões estratégicas.

A pesquisa identificou 13 perfis de liderança: de comunidade; de diversidade e inclusão; de economia sustentável; de planejamento público; de representação empresarial; do ambiente digital; do ecossistema de inovação; do terceiro setor; o empresarial; o investidor; o político; o produtor de conhecimento e o rural.

De acordo com o estudo, a maioria dos líderes de pequenos negócios é homem, enquanto as mulheres dominam o cenário de Diversidade e Inclusão e de Planejamento Público. Além dos recortes de gênero e idade, o levantamento também traz observações sobre as áreas de atuação, os interesses, dificuldades e conexões entre os setores. Para conferir e baixar o material gratuitamente, acesse este link.

LEIA MAIS | Marketing de influência: como os micro influenciadores podem ajudar no crescimento da sua empresa