
Mulungu é um dos municípios do Maciço de Baturité (Foto: Aurélio Alves/O POVO)
O Sebrae Ceará e a Prefeitura de Mulungu iniciaram uma nova parceria para a implantação do projeto “Vamos Mulungar?”, campanha de divulgação das belezas da região. O objetivo é ampliar o desenvolvimento territorial sustentável do município por meio do turismo. A 118 km de Fortaleza, Mulungu está localizado no Maciço de Baturité.
Para a requalificação do município foi necessária a união entre trade turístico, produtores de agricultura familiar de base agroecológica, sociedade civil e empreendedores da região. Algumas atividades desenvolvidas para a promoção do turismo local envolvem circuito de drinks de café em diversos estabelecimentos gastronômicos e hotéis da cidade e revitalização de fachadas antigas.
Outro ponto importante foi a estruturação da Secretaria de Turismo, possibilitando que os guias locais pudessem ter, nesse espaço, uma forma de repassar informações e assegurar um maior apoio aos visitantes do município. Existem, ainda, trilhas como a da Cachoeira e a Rota Verde do Café, a Feira Agroecológica e o Circuito de Fé com suas igrejas e monumentos.
Visando à capacitação do município, o Sebrae ofertou cursos, consultoria voltada para turismo e gastronomia, missões técnicas, feiras promocionais e leituras setoriais. Trabalhando eixos estratégicos, de marketing territorial ou de ecossistema de inovação, foi possível intervir no território e organizar segmentos para atender às necessidades apresentadas.
“Mulungu se reposicionou e está apostando no turismo como estratégia de desenvolvimento e fortalecimento econômico. O município está com uma estrutura bem organizada, além de material gráfico claro e definido desse circuito” atesta a articuladora do Escritório do Sebrae-CE no Maciço de Baturité, Fabiana Gizele.
De acordo com a especialista, as principais metas do projeto são qualificar o fluxo turístico de Mulungu e aumentar a taxa de ocupação dos equipamentos do trecho turístico do município. O desejo é promover turismo de experiência e valor agregado aos serviços e produtos consumidos pelos turistas.
“Estamos desenvolvendo uma visão de turismo inclusivo sustentável, onde possamos fortalecer o entorno de Baturité e potencializar esses microterritórios, com recepção de qualidade e geração de emprego e renda”, finaliza Fabiana.
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