Sete startups cearenses participaram do Web Summit Lisboa, a maior conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. As empresas foram selecionadas pela equipe do evento, de acordo com o potencial, a singularidade e as ideias inovadoras apresentadas por cada uma. Nesta edição, o Web Summit contou com 70 mil inscritos, 2 mil empresas e 1.500 investidores de todo o mundo.
No evento, foi destacado o ecossistema de inovação do Ceará, a evolução no cenário, os investimentos feitos e as perspectivas de crescimento no setor. A apresentação foi feita para cerca de 100 investidores estrangeiros, na última sexta-feira, 4. Os responsáveis foram o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação do Estado do Ceará, Julio Cavalcante Neto, e o diretor da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Joaquim Perucio.
Também foram apresentadas as startups cearenses participantes, sendo elas IDSoft, Gnomon, Ortusolis, Pesse Logística Denio, Lumo Entertainment, Studio 85 e The Guardian Dog Studio.
A participação dessas empresas ocorreu graças à parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), Adece, Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), com colaboração do Sebrae/CE.
Para Herbart Melo, articulador da Unidade de Ambientes de Inovação do Sebrae/CE, a missão acontece em um momento estratégico para o ecossistema de Inovação do Estado. “Esse será o momento em que as empresas inovadoras do Estado, as startups, que passaram por toda uma preparação, irão começar a interagir com os mercados e, nesse evento, um mercado maior e mais exigente. Além disso, o evento é importante, também, para que as startups cearenses possam participar, assistir e entender a dinâmica de contatos internacionais e fazer suas conexões”, ressalta Herbart.
LEIA MAIS | Sebrae oferece bolsas em dinheiro para startups que se destacaram no StartupCE