Um dos principais programas de qualificação empresarial do país, o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae, será concedido a 187 pequenas empresas do Ceará no próximo dia 22. Similar a um processo de certificação, o programa analisa critérios distribuídos em seis eixos – estratégia, inovação, operação, sustentabilidade, foco no cliente e gestão -, por meio de duas avaliações técnicas feitas por um comitê especializado.
Os certificados são categorizados com o selo prata (de 60 a 74 pontos), ouro (75 a 89 pontos) ou diamante (90 a 100 pontos). Segundo Sílvio Moreira, analista da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE e gestor estadual do programa do Selo de Qualidade, o principal benefício do projeto é fazer com que a empresa esteja em permanente “busca pela excelência, pela qualidade de seus processos, serviços, gestão e se torne cada vez mais competitiva”.
Ao todo, 324 empresas de todas as regiões do Estado concluíram o processo de avaliação em duas etapas, mas só as que atenderam aos critérios elencados receberão o selo. Os segmentos contemplados nesta edição foram: turismo e eventos; alimentação fora do lar; saúde e bem-estar e reparação automotiva.
De acordo com Sílvio, as empresas que se destacaram foram as que souberam adaptar seus processos às necessidades do pós-pandemia e ao novo perfil de comportamento do consumidor. “Com a pandemia, a gente percebeu que um bom serviço não é suficiente para que a empresa seja competitiva e se perpetue no mercado. É preciso se adaptar”, destaca.
Para a edição de 2023 do Selo de Qualidade, o gestor sugere que haverá ainda mais investimento nas empresas voltadas para a saúde, já que nem todos os profissionais da área têm capacitação em gestão. “Nessa nova fase, nosso foco é ajudar as empresas dos segmentos que incluímos a se tornarem mais competitivas, mais preparadas para desafios atuais do mercado”, ressalta.
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