Com o objetivo de sistematizar e caracterizar as startups do estado, o Sebrae/CE realizou o Mapeamento das Startups Cearenses 2022, uma pesquisa que levantou uma série de informações que podem ser úteis para vários setores da sociedade, desde incubadoras e aceleradoras até investidores e movimentos coletivos.
Para ter acesso ao conteúdo da pesquisa, com os números atualizados e as análises, é só clicar aqui. Basta preencher o formulário e baixar o arquivo gratuitamente para visualizar informações atualizadas sobre o setor de startups no Ceará e o seu impacto no mercado.
A seguir, confira um breve resumo do que você vai encontrar através do mapeamento realizado e saiba como ele pode contribuir com soluções inovadoras para o seu negócio.
A oportunidade para inovar no seu negócio — com quem já conhece o caminho
Com as informações levantadas, é possível perceber que as startups no Ceará têm ganhado cada vez mais relevância no ambiente de negócios. As soluções oferecidas são inovadoras e podem resolver problemas de diferentes empreendimentos.
Um dos dados trazidos pelo Mapeamento, por exemplo, é em relação ao foco da comercialização. É possível perceber que as startups abrangem diversos setores e comercializam diretamente para outras empresas, consumidores, governos e instituições públicas e muito mais. Isso viabiliza a análise de startups que podem oferecer a solução e o direcionamento que seu negócio precisa.
Outro dado trazido pelo levantamento é o das áreas de atuação das startups cearenses. Por meio de uma descrição simples, o documento apresenta os eixos em que as soluções inovadoras são oferecidas, o que facilita, mais uma vez, o processo de procura e análise das alternativas que podem contribuir para a sua empresa.
Além da contribuição prática que o Mapeamento traz para a vida dos empreendedores e investidores, é interessante perceber as reflexões que os números despertam.
A alta quantidade de startups que foram registradas, especialmente entre os anos de 2019 e 2021, reforça o quanto o cearense está atento às necessidades do mercado e continua pensando em soluções inovadoras para diferentes necessidades do mercado.
Durante o surgimento e intensificação da pandemia do coronavírus, nos anos de 2020 e 2021, os números foram os mais altos registrados, como mostra o Mapeamento. Nesse período, as startups com foco em saúde e bem-estar se revelaram como maioria, mostrando a conexão com o cenário.
As startups do Ceará demonstram a perspectiva da tecnologia escalável. Isso pode ser percebido a partir do SaaS – Software as a Service – apontado como a principal forma de geração de receita a partir do levantamento feito. Neste modelo de negócio, o cliente paga uma mensalidade recorrente para poder utilizar um serviço de software por meio da internet.
É uma forma de permitir que o negócio tenha acesso a uma plataforma que fornece exatamente o que ela precisa de forma simples e direta. Por ser tão abrangente, o SaaS pode ser utilizado em diferentes áreas de atuação das startups e tem grande aderência, como o levantamento revela.
É válido lembrar que os dados apresentados são parte de um documento mais amplo e completo. O Mapeamento das Startups Cearenses 2022 é gratuito e pode ser baixado aqui. Clique e confira!
Para conhecer mais sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae/CE, basta acessar www.ce.sebrae.com.br ou ligar para 0800 570 0800.
LEIA MAIS | Startups cearenses participam do Web Summit Lisboa 2022