Modelo de venda online muito utilizado, o dropshipping – envio direto, em tradução livre – nada mais é do que uma forma de venda em que o varejista não precisa ter um estoque físico para armazenamento de seus produtos.
Além disso, esse modelo de e-commerce possibilita que a logística e envio do produto fique por conta do fornecedor e está entre as opções mais viáveis para empreendedores iniciantes e até mesmo grandes marcas presentes em diversos anúncios.
Para quem está começando no mercado de empreendedorismo, que não dispõe de capital de giro suficiente para, de repente, abrir um espaço físico, o modelo se torna bastante vantajoso.
Na prática, o modelo funciona da seguinte forma: o cliente acessa o site, escolhe o produto e realiza a compra. Após isso, a loja virtual envia automaticamente o pedido para o fornecedor com os dados de entrega. Ele é responsável pela produção, separação, embalagem e envio do produto para o consumidor final.
Dessa forma, o lojista não se envolve diretamente nas etapas pós-venda. Com isso, tem mais liberdade para focar em soluções que impulsionem a loja virtual, como o marketing, por exemplo.
Entre os produtos ofertados por esse modelo de venda estão roupas, acessórios, calçados, artigos voltados à área de tecnologia, pet shop, esportes e leitura.
Apesar do modelo ser bastante vantajoso para os principiantes, é preciso ficar atento a alguns fatores que podem interferir na relação com os clientes, principalmente no que se refere ao fornecimento dos produtos realizado pelo parceiro.
A maioria dos negócios de dropshipping é tratada com fornecedores internacionais, principalmente chineses e/ou americanos. Isso significa que a compra não vai chegar rápido para o cliente, além de poder atrasar, o que pode gerar muitas reclamações.
O site do vendedor deve deixar claro que o fornecedor do produto é internacional e que o prazo de entrega é maior, especificando inclusive o número de dias.
É importante que o cliente fique sempre ciente dos prazos e seja assistido quando precisar, para não gerar nenhum descontentamento ou reclamação causando causar algum tipo de desconforto ou prejuízo para ambas as partes. O contato deve ser frequente e amistoso para garantir o bom atendimento e o retorno do comprador.
O que fazer para garantir a legalidade do dropshipping?
Não é porque é um modelo de negócio menos complexo que o dropshipping não demanda alguns cuidados para que ele se mantenha dentro das legalidades. Quem utiliza esse método deve ter a sua empresa formalizada, ou seja, com um CNPJ.
Para que você não corra o risco de ter problemas com isso é preciso, antes de mais nada saber que para que essa prática seja exercida de maneira legal no Brasil, o primeiro passo é declarar todas as vendas à Receita Federal, de modo a evitar problemas com o Fisco.
É essa medida que vai fazer com que os itens sejam tributados e os impostos, devidamente pagos. Com isso, você evita a aplicação de penalidade e multas em caso de fiscalização e que podem gerar sérios prejuízos e consequências para o seu negócio.
É importante saber também que não é permitido comercializar produtos falsos e realizar o pagamento adequado dos impostos de importação.
Passos para se tornar um “dropshipper”
Para entrar no modelo de vendas do dropshipping são necessários alguns passos, entre os quais, definir público-alvo, escolha do fornecedor dos produtos, domínio a ser utilizado, entre outros. Abaixo preparamos alguns tópicos que servem de norte para o novo empreendedor dar o pontapé inicial nesse formato de venda:
- Encontre um mercado
- Busque uma empresa que faça dropshipping e que tenha boa reputação
- Teste os produtos
- Faça uma pesquisa de concorrência
- Registre um domínio
- Encontre um provedor para loja online
- Adicione os produtos para fazer dropshipping
- Escolha um bom parceiro de pagamentos
- Crie estratégia de marketing e publicidades
- Tenha uma política de cancelamento transparente
- Encontre um bom fornecedor
O varejo eletrônico brasileiro tem crescido substancialmente nos últimos anos: mais de um terço da população já compra pela internet. As oportunidades do comércio online são várias, mas é preciso estar atento às estratégias de vendas para o comércio eletrônico, a fim de que elas sejam realmente lucrativas.
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