O escritório do Sebrae-CE no Maciço de Baturité inicia estratégia para potencializar economicamente municípios localizados no sertão do território. Para isso, sete cidades foram reunidas no Grupo Pró-Sertão (GPS), sendo elas Itapiúna, Capistrano, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Barreira e Ocara. O objetivo é levar o olhar de capacitação, inovação e competitividade para os setores econômicos mais expressivos de cada região.

Um exemplo de atividade impulsionada é a confecção de moda, ancorada em Aracoiaba. De acordo com a articuladora regional do Escritório do Sebrae-CE no Maciço de Baturité, Fabiana Giseli, o trabalho realizado no município busca reposicionar o modelo de negócio das muitas confecções e facções da região.

Para isso, o Sebrae convidou o estilista cearense David Lee, reconhecido internacionalmente, e a consultora do Senai, Raquel Medeiros, para desenvolver uma coleção inspirada no Grupo Pró-Sertão. O intuito é inspirar e capacitar os profissionais regionais a pensarem em coleções próprias e novas linhas de produtos.

“O David é um jovem que está trazendo um olhar diferenciado, que acredita em uma moda para todos e enxerga o vestir como um local de liberdade. A Raquel vai desenvolver modelos de negócio específicos para cada confecção e facção, pensando em uma marca associada”, explica Fabiana.

O plano é integrar os dois profissionais a outras ações de competitividade dentro do chão de fábrica. Outra ideia é desenvolver uma plataforma digital que reúna as principais entregas de insumos para esse grupo de empresas.

Segundo a articuladora, levar competitividade e novas tecnologias para essas atividades auxilia na redução de custos e desperdício e no aumento do faturamento e do valor agregado aos produtos. Ela ainda destaca que essa estratégia com o Grupo Pró-Sertão deve ser de curto a médio prazo.

“Hoje, as facções e confecções representam, talvez, a atividade que mais emprega na região. O Sebrae quer pegar o que há de melhor economicamente e trabalhar de forma integrada”, afirma.

Alguns exemplos de outras atividades de maior expressão econômica trabalhadas são: artesanato, em Baturité, produção de caju, em Barreiras, economia criativa, em Redenção, e produção de mel, em Capistrano.

Quer impulsionar suas vendas por meio do Instagram de forma gratuita e 100% online? Saiba como é possível!

 

Tagged in: