Saiba como encantar seu cliente com atendimento bem feito

O comércio varejista atende a uma demanda alta de consumo de clientes e possui uma cadeia de suprimentos bem estabelecida. O varejo é altamente sensível às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores. A capacidade de se adaptar a essas tendências é de suma importância para permanecer relevante no mercado e continuar atendendo às necessidades do público.

Por ser muito amplo, inclui uma diversidade de setores como lojas de departamento, mercearia, supermercado, armazém, especialista, outlet, franquia, concessionária e outros. Por fornecer mercadorias em pequenas quantidades para o consumidor final, o empresário varejista tem parcerias com fornecedores, em geral, atacadistas que abastecem os estoques e garantem os requisitos necessários para o atendimento da demanda.

Para satisfazer as exigências do seu público, seja de forma coletiva ou personalizada, as empresas que se destacam nesse segmento também devem oferecer conteúdo e serviços complementares, capazes de guiar o comprador, desde o conhecimento até o reconhecimento de valor pela marca, além de colocar em prática um conjunto de técnicas que impulsione suas vendas. Vejamos algumas.

  1. Saiba ouvir o cliente

Ao usar essa técnica, lembre-se de que não basta ouvir superficialmente e tentar encontrar respostas rápidas apenas para manter o diálogo: é necessário de fato tentar entender qual é o problema que o cliente procura resolver.

  1. Desperte confiança no cliente

Depois do relato do cliente, você pode fazer um breve resumo do que acabou de ouvir, antes de dar sua resposta. Isso demonstra que você estava verdadeiramente atento e interessado no cliente, fazendo com que este se sinta bem e, possivelmente, mais interessado em fechar a compra.

  1. Saiba ler a linguagem corporal do cliente

Observar bem o cliente é muito útil na hora de tentar entendê-lo, pois muito do que não é dito verbalmente pode ser percebido através da sua linguagem corporal. Alguns sinais podem indicar comportamento “negativo” como braços cruzados, inquietação ou evitar contato visual. Já se o cliente estiver mais atento, com a posição mais inclinada ou similar a do vendedor e mantendo contendo visual, ele pode estar mais receptivo.

  1. Conheça bem os seus produtos

Parece algo simples, mas é comum encontrar lojas em que os vendedores não conhecem bem todos os produtos. Esse conhecimento é essencial pois ajuda a ter argumentos no momento da venda e permite indicar outros produtos que se adequam às necessidades que os clientes demonstram. Permite ainda que a loja mantenha seus estoques atualizados, com os modelos mais recentes dos produtos que vende.

  1. Leve a sua loja varejista para as redes sociais

Uma das técnicas para que seu comércio varejista consiga mais destaque é estar nas redes sociais, mas não apenas isso. É preciso manter os perfis sempre atualizados, com imagens atrativas, informações claras, bom atendimento online, além de conteúdos com mensagens objetivas e com postagens frequentes.

Técnicas de vendas no varejo

O Sebrae Ceará entende a importância do comércio varejista para o consumidor final e, principalmente, para o empresário. Por isso, está com inscrições abertas para o curso Técnicas de Vendas no Varejo, desenvolvido especialmente para você, dono ou gestor de um de mercado, loja de roupas, petshop, farmácia e outros segmentos varejistas.

O curso é grátis e 100% online por meio do WhatsApp. Além de receber os conteúdos que fazem parte dos módulos do método de ensino, o participante, ao se inscrever, recebe o e-book “Políticas de vendas e descontos”. Um guia com dicas fundamentais para ajudar na jornada financeira do seu negócio.

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