Pesquisa revelou que 77% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais (Foto: Adobe)

Você já parou para pensar sobre o que um cliente leva em consideração na hora de escolher realizar a compra de um determinado produto ou consumir um serviço? Que fatores pesam mais para ele na hora de fazer a escolha por uma marca em detrimento de outra? Nós estamos sempre atrás de uma boa indicação para fazer as melhores escolhas.

Não há dúvidas de que optar por uma marca já consolidada no mercado pode ser um dos fatores de influência nessa decisão, mas há uma tendência recente dessa escolha ser pautada por meio da influência de uma personalidade ou celebridade que reafirme a qualidade e a confiabilidade do produto a ser adquirido pelo consumidor final. Estamos falando do marketing de influência.

A estratégia não é exclusividade das grandes e médias empresas. Os pequenos negócios também podem se beneficiar desse tipo de divulgação.

Para se ter uma ideia da importância do marketing de influência, a pesquisa “Marketing de Influência no Brasil”, realizada pelo Opinion Box, em 2022, revelou que 77% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital em suas redes sociais.

O levantamento mostrou ainda que 55% das pessoas que seguem influencers já compraram por indicação desses profissionais. Os números revelam, portanto, a importância dessas pessoas para uma estratégia corporativa.

Passos para aplicar o modelo em sua empresa

Não é de hoje que empresas apostam no marketing de influência como um fator diferencial para impulsionar a divulgação e, consequentemente, as vendas dos produtos relacionados às suas marcas.

Abaixo, separamos algumas dicas sobre como você pode fazer uso desse modelo para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Planejamento da ação

Como em toda ação de marketing, o ponto de partida é o planejamento. É necessário estabelecer o seu objetivo, definir o seu público-alvo e, a partir disso, desenvolver a mensagem principal a ser transmitida. Nesse momento, você já pode montar o roteiro que vai ser enviado aos influenciadores a partir do seguimento do seu negócio.

Recrutamento de influenciadores

Inicialmente, era possível fazer uma seleção de influenciadores apenas usando Google e ferramentas de buscas das próprias redes sociais. Hoje, devido ao grande volume de dados, esse trabalho também pode ser desempenhado com a ajuda de softwares que usam robôs capturando e organizando dados. Além disso, é interessante pedir indicações de pessoas que serão o público-alvo do anunciante na ação de marketing.

Os influenciadores são normalmente classificados pelo número de seguidores. Existem diferentes entendimentos na quantidade de followers para cada faixa, mas, em linhas gerais, elas seguem os parâmetros da seguinte classificação: nano, micro, meso, macro e megainfluenciadores.

  • nanoinfluenciador: até 10 mil
  • microinfluenciador: 10 mil a 50 mil
  • intermediário: 50 mil a 500 mil
  • macroinfluenciador: 500 mil a 1 milhão
  • megainfluenciador: mais de um milhão

Operação da campanha

Uma vez que o seu elenco está formado, é preciso partir para a operação da campanha. Em linhas gerais. Esse é o momento em que o anunciante vai negociar e entrar em acordo com o influenciador a respeito do que ele precisa falar sobre a marca, a data do
início e o período de divulgação da campanha, isso tudo, claro, após a devida aprovação das publicações dos conteúdos produzidos.

Mensuração de resultados

Com a campanha já realizada, é necessário coletar os dados das publicações com os influenciadores e montar um relatório para análise da publicidade.

Nesse momento, é importante que você avalie também a performance de cada influenciador individualmente, para saber qual deles conseguiu trazer mais resultados e entender se ele utilizou algum gatilho específico que pode ser replicado nas próximas
campanhas e por outros influenciadores.

Compare a sua meta inicial com o resultado final e faça os ajustes necessários na estratégia para que ela traga resultados ainda melhores em uma próxima ação.

Precisa de mais informações sobre como alavancar suas vendas por meio do marketing? Acesse www.ce.sebrae.com.br ou ligue para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800 e tire todas as suas dúvidas sobre as soluções do Sebrae Ceará para a capacitação e o incentivo da sua jornada empreendedora.

LEIA MAIS | Fique por dentro das tendências de negócios para o futuro e faça a sua empresa lucrar mais