Já não é novidade que a boa fama da cachaça de alambique de Viçosa do Ceará ultrapassou os limites de Ibiapaba. Após conquistar prêmios internacionais, o produto chega a grandes mercados de Fortaleza, como Mercadinho São Luiz, Pinheiro e Super Lagoa. O resultado é graças ao trabalho da Associação Amigos Produtores de Cachaça Superior de Viçosa do Ceará (Apcvic), que reúne 10 das marcas mais conhecidas de Viçosa.
A Associação nasceu em 2021 com o propósito de congregar e capacitar os produtores de cachaça do município, garantindo um produto de qualidade superior que pudesse concorrer com os existentes no mercado. Já são mais de 20.000 garrafas comercializadas, segundo contabilizado pelo grupo.
A qualidade e a repercussão do produto vem da busca pelo mercado formal, aponta o Secretário da Associação, Gabriel Cardoso. Para enfrentar uma concorrência acirrada, a Associação, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura, investe em capacitação intensa para os processos produtivos, financeiros e de gestão da bebida.
“Investimos, principalmente, na gestão de boas práticas, que é o que garante a qualidade final do produto. Tem sido honroso ter alcançado consumidores e especialistas”, relata Gabriel. De acordo com o secretário, o Sebrae também promoveu rodadas de negócios com distribuidores e comerciantes, buscando apresentar os produtos ao setor.
O impacto na região
Segundo relatório anual do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de 2022, Viçosa é a cidade com a maior concentração de alambiques e cachaçarias em relação ao total registrado no Estado.
Com tamanha relevância, a atividade tem transformado a região e a vida da população. Gabriel revela que a maior parte do processo produtivo da Associação é proveniente de cultura familiar, o que gera sustentabilidade para inúmeras famílias e dinamiza a economia local.
Além disso, aderir à formalidade garante ao município o acompanhamento e a tributação adequada do serviço. Com o desenvolvimento da região, o turismo também foi impactado positivamente. Eventos como o Festival Mel, Chorinho e Cachaça atraem público de fora.
Indicação Geográfica
A Apcvic está pleiteando, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o registro de Indicação Geográfica para o produto. O intuito é atestar a qualidade e a originalidade da cachaça, assim como o reconhecimento da bebida no País.
“A Associação vai ter um grupo de gestão desse registro para testar a originalidade desses produtos e evitar fraudes de pessoas que não estão produzindo com a qualidade adequada”, informa Gabriel.