A previsão é de que o novo Distrito Industrial abrigue pelo menos 50 empresas. Após a reunião, Governador Elmano de Freitas determinou a realização de estudos preliminares para viabilidade do novo espaço urbano

Os impactos gerados pelo setor de moda íntima em Morrinhos (CE), a 183.64 km de Fortaleza, e a busca por melhoria dos indicadores econômicos levou à proposta de criação de um Distrito Industrial para abrigar as empresas que atuam no ramo. Empreendedores discutiram a proposta com o governador Elmano de Freitas (PT), que determinou a realização de estudos preliminares para a viabilidade do novo espaço urbano.

Na ocasião, os empreendedores apresentaram o projeto arquitetônico e orçamentário do Distrito. De acordo com eles, a criação do espaço possibilitaria uma melhoria da competitividade das empresas locais e um consequente crescimento de indicadores econômicos gerados pelas empresas de moda de Morrinhos. Exemplos são a criação e manutenção de cerca de mil empregos, a produção mensal de mais de 920 mil peças e um faturamento de mais de R$ 30 milhões por ano.

A reunião com o governador aconteceu em outubro a partir de uma articulação do Sebrae/CE e foi liderada pela Associação das Confecções de Sítio Alegre (Uniconfecções), que conta hoje com mais de 30 empresas associadas.

Preparativos

De acordo com o prefeito de Morrinhos, a prefeitura já adquiriu uma área para a instalação do Distrito Industrial. Já o Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (Sindiconfecções) contribuiu com a contratação do projeto arquitetônico. Agora, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) está encarregada de realizar os estudos preliminares para a instalação do Distrito Industrial.

 

Atuação do Sebrae

O Sebrae Ceará mantém parceria com os empreendedores da localidade desde 2016. Os trabalhos desenvolvidos na região visam a capacitação das empresas, oferecendo atividades de consultoria nas áreas gerenciais, de marketing e finanças, de qualificação dos produtos e melhoria da produtividade e de acesso a novos mercados. Além disso, a instituição tem realizado missões técnicas e facilitado a participação dos empreendedores do distrito em eventos e feiras estratégicas para o segmento de moda.

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a instalação do Distrito ajudaria a impulsionar os pequenos negócios do polo de Sítio Alegre. “Sítio Alegre é hoje um dos principais polos de produção de moda do Ceará e é formado principalmente por pequenos negócios. A criação do Distrito contribuiria para melhorar a capacidade de produção destas empresas e consequentemente impactaria diretamente na geração de emprego e renda na região”, diz.

Participantes

Participaram do encontro o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, a articuladora da instituição na região Norte, Suilany Teixeira, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e conselheiro do Sebrae, Ricardo Cavalcante.

Também estiveram presentes os secretários estaduais da Casa Civil, Max Quintino, e das Cidades, Zezinho Albuquerque; o presidente da Adece, Danilo Serpa; o prefeito de Morrinhos, Jerônimo Brandão; e diretores do SindiConfecções.

Tagged in: